Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27350
Tipo: TCC
Título: Atividades de geometria plana com papel para o ensino fundamental
Autor(es): Silva, Eliel Fonseca da
Primeiro Orientador: Rêgo, Rogéria Gaudencio do
Resumo: Nossa investigação teve como tema central o levantamento de atividades para o ensino de Geometria tendo como suporte recursos de baixo custo, com foco principalmente no papel comum. Nosso Objetivo Geral foi, portanto, levantar atividades de ensino de Matemática que possam ser propostas usando papel como recurso básico. Para alcançar esse Objetivo, tivemos como Objetivos Específicos: Identificar propostas de ensino de Matemática baseadas em recursos didáticos de baixo custo para a Educação Básica; e selecionar as propostas baseadas no uso de papel e vincular essas propostas a Objetos de aprendizagem e Habilidades matemáticas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Nossa reflexão teórica teve como fundamento a Teoria Van Hiele sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico e nosso recorte de atividades se deu para o período de escolaridade compreendido entre o 6º e o 9º Anos do Ensino Fundamental. Nosso levantamento teve como resultado um conjunto de atividades que têm potencial para proporcionar uma maior participação dos estudantes nas aulas e uma melhor compreensão dos conteúdos envolvidos.
Abstract: Our investigation had as its central theme the survey of activities for the teaching of Geometry supported by low-cost resources, focusing mainly on common paper. Our General Objective was, therefore, to raise Mathematics teaching activities that can be proposed using paper as a basic resource. To achieve this Objective, we had as Specific Objectives: Identify proposals for teaching Mathematics based on low-cost didactic resources for Basic Education; and select proposals based on the use of paper and link these proposals to Learning Objects and Mathematical Skills presented in the Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Our theoretical reflection was based on the Van Hiele Theory on the development of geometric thinking and our activities were selected for the period of schooling between the 6th and 9th Years of Elementary School. Our survey resulted in a set of activities that have the potential to provide greater student participation in classes and a better understanding of the contents involved.
Palavras-chave: Geometria plana
Modelo Van Hiele
Pensamento geométrico
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27350
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFS04072023 .pdf590,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.