Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2736
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico como facilitador da aprendizagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Almeida, Flaviana Epifânio
metadata.dc.contributor.advisor1: Bandeira, Rose Mary Beserra Pinto
metadata.dc.contributor.referee1: Aveiro, Jorge Fernando Hermida
metadata.dc.description.resumo: O processo de ensino e de aprendizagem facilitada pelo lúdico é apontada como uma forma de interação que desenvolve as atitudes e competências básicas para uma aprendizagem efetiva, possibilitando uma dinâmica de desconstrução e reconstrução de conhecimentos e informação. Com o objetivo de analisar a presença do lúdico como facilitador para a construção do conhecimento da criança de cinco anos e de que forma isto venha contribuir na formação como sujeito interventor da sua história, foi desenvolvida uma pesquisa atendendo aos requisitos de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, através de entrevistas com educadora e gestora da Escola Bezerra de Menezes, Araruna-PB. A escola que oferece a educação infantil deverá considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Para isso, necessita de um espaço físico adequado. No entanto, a escola em estudo não conta com este espaço, mas mesmo assim, planeja as suas atividades e procura dentro da sua realidade trabalhar o lúdico com as crianças da Educação Infantil. A escola deve dar a sua parcela de contribuição para que essa prática seja adotada de forma positiva na certeza de que a brincadeira é uma atividade que deve fazer parte do cotidiano da criança para que ela possa ter um desenvolvimento motor e social sadio.
Abstract: The process of teaching and learning facilitated by playfulness is seen as a form of interaction that develops the attitudes and basic skills for effective learning, enabling a dynamic deconstruction and reconstruction of knowledge and information. Aiming to analyze the presence of playfulness as a facilitator to build the child's knowledge of five years and how this will contribute to the formation as a subject intervenor in its history, a survey was developed which meets the requirements of an exploratory and descriptive with a qualitative approach, through interviews with educator and manager of the School Bezerra de Menezes, Araruna-PB. A school that provides early childhood education should be considered as a partner and the playful use it widely to act in the development and learning of children. For this, you need an adequate space. However, the school has not studied this area, but even so, plan their activities and looking into your reality the playful working with children from Kindergarten. The school must take its share of contributing to that practice adopted positively certain that the game is an activity that should be part of everyday life of the child so that she can have a healthy social and motor development
Keywords: Educação Infantil
Aprendizagem
Lúdico
Early Childhood Education
Learning
Playful
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2736
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FEA18032014.pdf444,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.