Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2736
Tipo: TCC
Título: O lúdico como facilitador da aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Almeida, Flaviana Epifânio
Primeiro Orientador: Bandeira, Rose Mary Beserra Pinto
referee1 : Aveiro, Jorge Fernando Hermida
Resumo: O processo de ensino e de aprendizagem facilitada pelo lúdico é apontada como uma forma de interação que desenvolve as atitudes e competências básicas para uma aprendizagem efetiva, possibilitando uma dinâmica de desconstrução e reconstrução de conhecimentos e informação. Com o objetivo de analisar a presença do lúdico como facilitador para a construção do conhecimento da criança de cinco anos e de que forma isto venha contribuir na formação como sujeito interventor da sua história, foi desenvolvida uma pesquisa atendendo aos requisitos de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, através de entrevistas com educadora e gestora da Escola Bezerra de Menezes, Araruna-PB. A escola que oferece a educação infantil deverá considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Para isso, necessita de um espaço físico adequado. No entanto, a escola em estudo não conta com este espaço, mas mesmo assim, planeja as suas atividades e procura dentro da sua realidade trabalhar o lúdico com as crianças da Educação Infantil. A escola deve dar a sua parcela de contribuição para que essa prática seja adotada de forma positiva na certeza de que a brincadeira é uma atividade que deve fazer parte do cotidiano da criança para que ela possa ter um desenvolvimento motor e social sadio.
Abstract: The process of teaching and learning facilitated by playfulness is seen as a form of interaction that develops the attitudes and basic skills for effective learning, enabling a dynamic deconstruction and reconstruction of knowledge and information. Aiming to analyze the presence of playfulness as a facilitator to build the child's knowledge of five years and how this will contribute to the formation as a subject intervenor in its history, a survey was developed which meets the requirements of an exploratory and descriptive with a qualitative approach, through interviews with educator and manager of the School Bezerra de Menezes, Araruna-PB. A school that provides early childhood education should be considered as a partner and the playful use it widely to act in the development and learning of children. For this, you need an adequate space. However, the school has not studied this area, but even so, plan their activities and looking into your reality the playful working with children from Kindergarten. The school must take its share of contributing to that practice adopted positively certain that the game is an activity that should be part of everyday life of the child so that she can have a healthy social and motor development
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino - aprendizagem
Lúdico - jogos e brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2736
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FEA18032014.pdf444,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.