Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2745
Tipo: TCC
Título: A ludicidade: um meio de facilitar o ensino dos educadores
Autor(es): Brito, Isac Gomes de
Primeiro Orientador: Lima, Ivana Maria Medeiros de
Resumo: A presente pesquisa teve como tema a ludicidade como um meio de facilitar o ensino dos educadores, seu objetivo principal foi analisar se a ludicidade facilita o ensino dos educadores da Educação Infantil da Escola Municipal do Ensino Fundamental Cônego Sandoval. Procurou-se observar e examinar se os professores praticam atividades lúdicas que possam proporcionar uma aprendizagem significativa por parte das crianças. A coleta das informações se deu por meio da observação participante, e também com o preenchimento de um questionário que permitiu aos participantes (professores) relatarem informações por meio de perguntas abertas, por se tratar do método qualitativo/pesquisa exploratória; verificou-se que a ludicidade está sendo utilizada na sala de aula por parte dos professores, através de brincadeiras lúdicas, como jogos, músicas, danças, e outras formas de brincar. Com isso, contribuiu bastante para o ensino- aprendizagem das crianças. No entanto, conclui-se que foi de suma importância as considerações pertinentes ao nosso estudo, ao analisar o lúdico como meio facilitador da aprendizagem. Entendeu-se que é necessário que o professor tenha domínio e conhecimento sobre a ludicidade, buscando incorporar a prática lúdica com clareza e objetivo, gerando benefício em prol dos aprendentes.
Abstract: The present research had as its theme the playfulness a means to facilitate the teaching of educators, their main goal was to analyze whether the playfulness facilitates the teaching of educators from kindergarten Municipal School Elementary School Cônego Sandoval. Sought to observe and examine whether teachers practice recreational activities that can provide meaningful learning by children. Data collection was done through participant observation, and with the completion of a questionnaire that allowed participants (teachers) report information through open questions, because it is the qualitative method/ exploratory research, it was found that the playfulness is being used in the classroom by teachers, through playful banter, such as games, songs, dances, and other forms of play. With it, contributed greatly to the teaching and learning of children. However, it was concluded that it was extremely important considerations relevant to our study, when analyzing the playful as a facilitator of learning. Understood that it is necessary, that the teacher has and domain knowledge about the playfulness, seeking to incorporate the practice playful with clarity and purpose, generating Work for learners.
Palavras-chave: Lúdico - jogos e brincadeiras
Educadores
Ensino-Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2745
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGB25092013.pdf497,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.