Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2748
metadata.dc.type: TCC
Title: Brincadeiras inovadoras na educação infantil: um olhar para as inteligências múltiplas no processo de ensino-aprendizagem
metadata.dc.creator: Freitas, Maria de Fátima Batista de
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Giovanna Barroca de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca esclarecer aspectos da aquisição das inteligências múltiplas em crianças, tendo por finalidade relacionar a teoria das Inteligências Múltiplas proposta por Gardner ao cotidiano da educação infantil, enfocando o brincar, como fator essencial para o desenvolvimento das crianças pequenas e estimulação de tais inteligências. A temática trabalhada consiste em uma abordagem voltada a ludicidade e aos fatores do intelecto das crianças, conforme a oportunidade de serem incluídas em uma perspectiva inovadora e participativa. Deste modo, o objetivo deste trabalho é compreender o posicionamento dos professores a cerca da utilização das brincadeiras e jogos para o desenvolvimento na educação infantil. O instrumento de pesquisa, foi através de um questionário apresentado aos educadores de uma instituição pública de educação infantil, sendo que, as respostas foram analisadas mediante o conhecimento de cada um sobre o aspecto lúdico, as inteligências múltiplas e a mediação dos professores. Os resultados obtidos mostraram que os professores não tem conhecimentos sobre as inteligências múltiplas, porém, utilizam o lúdico no seu cotidiano escolar para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. Neste sentido, o resultado deste estudo ressalta a importância do conhecimento das inteligências múltiplas e das diversas formas de brincar estimulando as inteligências múltiplas que devem ser valorizadas na educação infantil.
Abstract: This paper aims to clarify aspects of the acquisition of multiple intelligences in children , with the purpose to relate the theory of multiple intelligences proposed by Gardner to everyday childhood education , focusing on the play, as an essential factor for the development of young children , and pacing of such intelligences . The theme is crafted in a focused playfulness and factors of the intellect of children , as the opportunity to be included in an innovative and participatory approach perspective . Thus , the aim of this study is to understand the positioning of teachers about the use of games and game development in early childhood education . The survey instrument was through a questionnaire distributed to educators in a public institution of early childhood education , and the responses were analyzed using the knowledge of each of the playful aspect , multiple intelligences and mediation of teachers . The results showed that teachers have no knowledge about multiple intelligences , however, use the play in their everyday school life to the development of learning in their students . In this sense, the result of this study highlights the importance of knowledge of multiple intelligences and the different ways to play encouraging multiple intelligences that should be focused on early childhood education.
Keywords: Lúdico - jogos e brincadeiras
Inteligências múltiplas
Ensino - aprendizagem
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2748
Issue Date: 9-Jan-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFBF14042014.pdf562,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.