Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27517
Tipo: TCC
Título: O estágio extracurricular em Pedagogia: entre a precarização do trabalho e os objetivos pedagógicos da Lei 11.788/2008
Autor(es): Lima, Renata Hellena Miranda Freire de
Primeiro Orientador: Baptista, Maria das Graças de Almeida
Resumo: O estágio extracurricular constitui uma modalidade de estágio não obrigatório nos cursos de formação de professores e sua importância tem sido amplamente discutida, no entanto, são escassos os estudos que englobem as relações de exploração de mão de obra barata que envolvam os estágios extracurriculares nos Cursos de Pedagogia. Nesse sentido, a partir das discussões e experiências vividas pela pesquisadora, o presente estudo propõe refletir a respeito das condições de trabalho de estagiárias do Curso de Pedagogia em escolas privadas, verificar o alcance dos objetivos pedagógicos elencados pela Lei 11.788/2008, identificar o nível de satisfação dessas estudantes quanto à escolha pelo Curso de Pedagogia e debater sobre o conhecimento que as estudantes do referido curso possuem quanto aos seus direitos enquanto estagiárias, buscando suas contradições. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, do tipo exploratória. Foram convidados a participar da pesquisa, de forma voluntária, 10 (dez) estudantes do Curso de Pedagogia da UFPB, dos três turnos, a partir do 3º período do referido Curso. Para a coleta das informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que as estudantes compreendem a situação de mão de obra barata na qual estão inseridas, ao relatarem que cumprem com as mesmas responsabilidades e atribuições de um funcionário de carteira assinada, sem receber, no entanto, os mesmos direitos trabalhistas devido à sua condição de estagiária. Essas mesmas estudantes, em sua maioria, não possuem conhecimentos quanto à Lei do Estágio 11.788/2008 e, ao mesmo tempo em que identificam que recebem pouco nas escolas em que estagiam, financeiramente falando, elas consideram relevante a experiência de estagiar nas escolas privadas, sendo essas vivências extracurriculares, importantes para o seu processo formativo. Diante disso, é preciso voltar o olhar para as leis de proteção ao estagiário e ao incentivo à políticas públicas que venham a fiscalizar o real cumprimento dessas leis, a fim de que o estagiário, não só de Pedagogia, mas no sentido amplo, tenha seus direitos garantidos e cumpridos por lei na prática.
Abstract: The extracurricular internship is a non-compulsory internship modality in teacher training courses and its importance has been widely discussed, however, there are few studies that encompass the exploitation of cheap labor that involve extracurricular internships in Pedagogy. In this sense, based on the discussions and experiences lived by the researcher, the present study proposes to reflect on the working conditions of interns of the Pedagogy Course in private schools, verify the scope of the pedagogical objectives listed by Law 11.788/2008, identify the level of satisfaction of these students regarding the choice for the Pedagogy Course and to discuss about the knowledge that the students of the said course have regarding their rights as interns, seeking their contradictions. In order to reach this objective, a qualitative and bibliographical research, of the exploratory type, was carried out. 10 (ten) students of the UFPB Pedagogy Course, from the three shifts, from the 3rd period of the mentioned Course were invited to participate in the research on a voluntary basis. To collect information, semi-structured interviews were carried out. The results obtained point out that the students understand the situation of cheap labor in which they are inserted, when they report that they fulfill the same responsibilities and attributions of a formal employee, without receiving, however, the same labor rights due to their intern status. These same students, for the most part, do not have knowledge about the Internship Law 11.788/2008 and, while identifying that they receive little in the schools where they interned, financially speaking, they consider the experience of interning in private schools to be relevant, these extracurricular experiences being important for their formative process. In view of this, it is necessary to look back at the laws protecting interns and encouraging public policies that will monitor actual compliance with these laws, so that interns, not only in Pedagogy, but in the broad sense, have their rights guaranteed and fulfilled by law in practice.
Palavras-chave: Estágio extracurricular
Precarização do trabalho
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27517
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RHMFL12062023.pdf617,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons