Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27519| Tipo: | TCC |
| Título: | O papel da educação infantil no processo de alfabetização das crianças |
| Autor(es): | Silva, Albanessa Ferreira da |
| Primeiro Orientador: | Fonsêca, Fábio do Nascimento |
| Resumo: | Este trabalho discute no plano teórico, a importância e a contribuição da educação infantil para o processo de alfabetização da criança. Tem como problema de pesquisa no plano bibliográfico, a seguinte questão: qual o papel da educação infantil no processo de alfabetização das crianças? Como objetivo geral, busca analisar o papel da educação infantil no processo de alfabetização das crianças. Como objetivos específicos, intenta contextualizar, do ponto de vista histórico, a infância a educação infantil; discutir o papel da educação infantil na formação da criança; assinalar a importância do brincar na formação da criança; estabelecer as relações entre alfabetização e letramento na educação infantil; apontar o papel da educação infantil na alfabetização da criança. Em termos metodológicos, define-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, que buscou fazer um levantamento de leituras que destaquem o papel e a contribuição da educação infantil para a formação das crianças. |
| Abstract: | This paper discusses, at the theoretical level, the importance and contribution of early childhood education to the process of literacy of the child. It has as a research problem in the bibliographic plan, the following question: what is the role of early childhood education in the process of children's literacy? As a general objective, it seeks to analyze the role of early childhood education in the process of children's literacy. As specific objectives, it tries to contextualize, from the historical point of view, childhood and early childhood education; discuss the role of early childhood education in the formation of children; to point out the importance of play in the formation of the child; establish the relationships between literacy and literacy in early childhood education; to point out the role of early childhood education in child literacy. In methodological terms, it is defined as a research of a qualitative nature, of a bibliographic and documentary nature, which sought to make a survey of readings that highlight the role and contribution of early childhood education. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Alfabetização Infância |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27519 |
| Data do documento: | 6-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AFS21062023.pdf | 433,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
