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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27521
Tipo: TCC
Título: O processo de alfabetização e os desafios para o letramento: um relato de experiência com os anos iniciais no contexto de ensino público, no município de João Pessoa/PB
Autor(es): Silva, Paula Maria Nunes da
Primeiro Orientador: Mamedes, Rosilene Felix
Resumo: A alfabetização é direito humano e, como tal, deve ser garantido a todas as pessoas. No entanto, esse é um desafio para a sociedade brasileira. No Brasil, 11 milhões de pessoas entre 15 anos ou mais são analfabetos. Nesse contexto, insere-se a reflexão sobre o processo de alfabetização que nas últimas décadas recebe a contribuição de uma nova perspectiva: a do letramento. Dessa forma, este trabalho analisou o processo de alfabetização e os desafios para o letramento nos anos iniciais, a partir de um olhar sobre o relato de experiência, inserido no contexto público de ensino. Os autores que contribuíram para fundamentar o conceito de alfabetização e letramento são Rildo Cosson (2021); Soares (2016, 2017 e 2020); Castanheira, Maciel e Martins (2008); Marcuschi e Dionísio (2007). O relato de experiência é de natureza qualitativa (MARTINS; THEÓPHILO, 2016); por isso, as informações foram coletadas através do registro de observação participante como assistente de alfabetização vinculada a uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, no município de João Pessoa, através do programa Tempo de Aprender, durante o período de junho a dezembro de 2022. Uma vivência que perpassou o contexto pandêmico e impactou a vida dos estudantes, principalmente, aqueles em desigualdades educacionais. As experiências com o processo de alfabetização trouxeram contribuições para a discussão no contexto escolar, acadêmico e profissional, no sentido de uma compreensão alinhada a uma prática de alfabetização concomitante ao letramento. Identificou-se que os desafios para o letramento requerem uma nova forma de pensar o processo de alfabetização, afastando-se de uma prática de ensino centrada apenas nas técnicas e procedimentos, mas ampliando o olhar pedagógico para uma perspectiva multifacetada sobre as metodologias de ensino, não se limitando aos métodos, aos modelos e/ou às práticas ditas inovadoras. Ainda, faz-se necessário um diálogo com as instâncias públicas de educação, secretarias e escolas parceiras vinculadas ao programa para um trabalho a longo prazo, no sentido de superar os desafios postos pelo cenário da pandemia de Covid-19 na vida dos estudantes.
Abstract: Literacy (alfabetização) is a human right and, as such, must be guaranteed to all people. However, this is a challenge for Brazilian society. In Brazil, 11 million people aged 15 or over are illiterate. In this context, the reflection on the literacy process is inserted, which in recent decades receives the contribution of a new perspective, in other words, literacy (letramento). Thus, this work analyzed the literacy process and the challenges for literacy in the early years, based on a look at the experience report, inserted in the public teaching context. The authors who contributed to support the concept of literacy are Rildo Cosson (2021); Soares (2016, 2017 and 2020); Castanheira, Maciel and Martins (2008); Marcuschi and Dionísio (2007). The experience report has a qualitative nature (MARTINS; THEÓPHILO, 2016); therefore, the information was collected through the participant observation record as a literacy assistant linked to a Municipal Elementary School, in the municipality of João Pessoa, through the Tempo de Aprender program from June to December 2022, an experience that permeated the pandemic context and impacted the lives of students, especially those with educational inequalities. The experiences with the literacy process brought contributions to the discussion in the school, academic and professional context, in the sense of an understanding aligned with a literacy practice concomitant with literacy. It was identified that the challenges for literacy require a new way of thinking about the literacy process, moving away from a teaching practice centered only on techniques and procedures, but expanding the pedagogical perspective to a multifaceted perspective on teaching methodologies, not limited to methods, models and/or so-called innovative practices. Furthermore, a dialogue with public education bodies, secretariats and partner schools linked to the program is necessary for long-term work, in order to overcome the challenges posed by the scenario of the Covid-19 pandemic in the lives of students.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Ensino público
Pandemia - Covid 19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27521
Data do documento: 7-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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