Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Andréa Meireles de Freitas-
dc.date.accessioned2023-07-19T14:45:51Z-
dc.date.available2023-04-18-
dc.date.available2023-07-19T14:45:51Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27522-
dc.description.abstractUma nova experiência de transparência pública está sendo possível nos últimos 20 anos, em virtude das plataformas digitais. A consulta pública depende, contudo, do interesse do cidadão em estar informado. Ao mesmo tempo, é dever do Estado promover iniciativas para ampliar o acesso à informação. Esta pesquisa propõe discutir as práticas de comunicação pública no âmbito digital, a partir da análise do ‘Informa Petrolina’, um canal de divulgação de informação pública via WhatsApp, criado pela Prefeitura de Petrolina, em Pernambuco, e administrado pelo setor de Comunicação. O objetivo do estudo é responder à seguinte questão: quais são as práticas e estratégias de informação e comunicação públicas elaboradas pela Prefeitura de Petrolina e divulgadas via canal institucional de WhatsApp ‘Informa Petrolina’? Para responder essa pergunta, propomos um estudo de caso (BRAGA, 2018) do canal, por meio da análise das ações de informação e comunicação presentes nos informativos divulgados, entre 2019 e 2022, e das mensagens de interação dos inscritos no canal. A abordagem metodológica estabeleceu categorias analíticas a partir de estudos no âmbito da comunicação pública, seu desdobramento no digital e o papel das assessorias de comunicação. A pesquisa demonstrou como a Prefeitura estabeleceu estratégias comunicacionais na divulgação de informações pelo canal, buscando estabelecer uma linguagem mais moderna, bem como identificou questões políticas nos processos comunicacionais que desafiam a transparência e participação públicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferreira (fernandaferreira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-07-10T14:31:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndréaMeirelesDeFreitasLima_Dissert.pdf: 11134095 bytes, checksum: eae9eaf0d421d3b0e099081295031930 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-07-19T14:45:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndréaMeirelesDeFreitasLima_Dissert.pdf: 11134095 bytes, checksum: eae9eaf0d421d3b0e099081295031930 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-19T14:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndréaMeirelesDeFreitasLima_Dissert.pdf: 11134095 bytes, checksum: eae9eaf0d421d3b0e099081295031930 (MD5) Previous issue date: 2023-02-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação públicapt_BR
dc.subjectAssessoria de comunicaçãopt_BR
dc.subjectInformação públicapt_BR
dc.subjectCanal institucional - WhatsApppt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectPublic communicationpt_BR
dc.subjectPublic relationspt_BR
dc.subjectPublic informationpt_BR
dc.subjectInstitutional channelpt_BR
dc.subjectTransparencypt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.titleComunicação pública e estratégias de informação em mensageiro instantâneo em Pernambuco: estudo de caso do canal de WhatsApp ‘Informa Petrolina’pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paes, Paula de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6904213635273735pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8608456894256016pt_BR
dc.description.resumoUma nova experiência de transparência pública está sendo possível nos últimos 20 anos, em virtude das plataformas digitais. A consulta pública depende, contudo, do interesse do cidadão em estar informado. Ao mesmo tempo, é dever do Estado promover iniciativas para ampliar o acesso à informação. Esta pesquisa propõe discutir as práticas de comunicação pública no âmbito digital, a partir da análise do ‘Informa Petrolina’, um canal de divulgação de informação pública via WhatsApp, criado pela Prefeitura de Petrolina, em Pernambuco, e administrado pelo setor de Comunicação. O objetivo do estudo é responder à seguinte questão: quais são as práticas e estratégias de informação e comunicação públicas elaboradas pela Prefeitura de Petrolina e divulgadas via canal institucional de WhatsApp ‘Informa Petrolina’? Para responder essa pergunta, propomos um estudo de caso (BRAGA, 2018) do canal, por meio da análise das ações de informação e comunicação presentes nos informativos divulgados, entre 2019 e 2022, e das mensagens de interação dos inscritos no canal. A abordagem metodológica estabeleceu categorias analíticas a partir de estudos no âmbito da comunicação pública, seu desdobramento no digital e o papel das assessorias de comunicação. A pesquisa demonstrou como a Prefeitura estabeleceu estratégias comunicacionais na divulgação de informações pelo canal, buscando estabelecer uma linguagem mais moderna, bem como identificou questões políticas nos processos comunicacionais que desafiam a transparência e participação públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentJornalismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndréaMeirelesDeFreitasLima_Dissert.pdf10,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons