Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27544
Tipo: TCC
Título: Educação de jovens e adultos como um direito
Autor(es): Galvão, Natália do Nascimento Fideles
Primeiro Orientador: Calaça, Suelídia Maria
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é resultado de estudos realizados na área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e tem por objetivo refletir o direito á educação de jovens e adultos (EJA). Este trabalho utiliza de metodologia de cunho bibliográfico no qual se fez a pesquisa com diversos autores que dialogam acerca do tema. Para realizar este estudo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica trazendo uma abordagem de maneira sucinta no qual traz como tema para lançar o objetivo principal, a pedagogia como uma ciência, traz também alguns marcos importantes na trajetória da educação de jovens e adultos, seu conceito e funções, sujeitos que fazem parte de talensino que são diversos e possuem suas particularidades, são eles jovens, adultos e idosos. Além do mais, aborda o perfil do professor que precisa compreender a diversificidade dos seus alunos, a Educação de e (a educação de que?) em direitos humanos e a negação em aprender dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos mesmo diante do seu direito ao ensino.
Abstract: This Course Completion Work (TCC) istheresultofstudiescarriedoutintheareaofin-deptheducationinYouthandAdultEducationinthePedagogycourseattheFederalUniversityofParaíbaandaimstoreflecttherighttoyouthandadulteducation(EJA).Thisworkusesamethodologyofabibliographicalnatureinwhichresearchwascarriedoutwithseveralauthorswhodialogueonthesubject.Tocarryoutthisstudy,abibliographicalresearchwasused,bringinganapproachinasuccinctwayinwhichitbringsasathemetolaunchthemainobjective,pedagogyasascience,italsobringssomeimportantmilestonesinthetrajectoryofyouthandadulteducation,itsconceptandfunctions,subjectsthatarepartofsuchteachingthatarediverseandhavetheirparticularities,theyareyoung,adultsandelderly.Inaddition,itaddressestheprofileoftheteacherwhoneedstounderstandthediversityofhisstudents,the Educatio nofand (theeducationofwhat?) inhumanrightsandthedenialoflearningofthesubjectsofYouthandAdultEducationeveninthefaceoftheirrighttoteaching.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Pedagogia
Direito a educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27544
Data do documento: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NNFG27062023.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons