Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Edilma Ferreira dos-
dc.date.accessioned2023-07-27T13:12:45Z-
dc.date.available2023-07-25-
dc.date.available2023-07-27T13:12:45Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27559-
dc.description.abstractMutswakisiro uwu uno zvinodikisa pokunasa kusoterera mayitiro omajijisiro o ciência, acitatijira nokureremeja uzivi o pasi cigare okaswipe, kuvhira pamajijisiro o etnobotânica pamajijisiro o makore okutangisa pa cikora co dhorobha rokuzvitongera omajijisiro o ndumure Ovídio Tavares de Morais, rino wanika ku mutunthu o quilombo ku Mituaçu no dhorobha ro Conde-PB. Madurujiro anodikaniswa akarehwa akava aya: Etnobotânica no etnociência (DAVES, 1995; DELIZOICOV no ANGOTTI, 2000); majijisiro okucikora Quilombola (BRASIL, 2003, 2012; GOMES, 2012); Majijisiro obungano (FREIRE, 1996, 2005); Majijisiro okumutunthu (CALDART, 2008), Makwanja o Griô (PACHECO, 2006) no Urongwa (CANDAU, 2020). Gwanja rokushandiswa ntho mushovo omutengo wazvo, mushovo omajijisiro onthango, no urongwa o uraramo no muvhunjo, gwanja rokutswaka gwinyiso romayitiro riri pa phepa no murangarijo o zvitiko zvo urongwa wakayitwa pacikora cambwine “zariro zvino zvitiko Mituaçu” vanthu vomutswakisiro vakava vajijisi/vapangiri no mutungamiriri opa cikora. Mutswakisiro ozvitiko zvakasunganiswa no zvijijo pa ndawu yo uzivi omagariro ogwanja rojijo. Wakava o mushovo okupanangija pamwepo no omavereketero. Zvabudepo zvakatatijira kuti mayitiro omajijisiro o ciência anotara ureremejo o uzivi o pasi, cigare co vaswipi kuvhira pa etnobotânica no vayiti vopamutunthu kuzoti pangava no mukana o zviwungano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-27T13:12:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFS25062023.pdf: 21854105 bytes, checksum: d894b1c5a25c3b8c86af9d827e7a6cf3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-27T13:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFS25062023.pdf: 21854105 bytes, checksum: d894b1c5a25c3b8c86af9d827e7a6cf3 (MD5) Previous issue date: 2023-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - ciênciaspt_BR
dc.subjectEtnobotânicapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectGriôpt_BR
dc.subjectQuilombolapt_BR
dc.titleA Etnobotânica no ensino de ciências: práticas pedagógicas Griô e saberes populares em uma escola quilombolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo geral analisar as práticas de ensino de ciências, focalizando a valorização dos saberes tradicionais africanos, através de estudo da etnobotânica no ensino fundamental, anos iniciais, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Olívio Tavares de Morais, localizada na Comunidade quilombola em Mituaçu, no município de Conde-PB. Os principais conceitos abordados foram: Etnobotânica e etnociência (DAVES, 1995; DELIZOICOV e ANGOTTI, 2000); Educação Escolar Quilombola (BRASIL, 2003, 2012; GOMES, 2012); Educação Popular (FREIRE, 1996, 2005); Educação do/no campo (CALDART, 2008), Pedagogia Griô (PACHECO, 2006) e Currículo (CANDAU, 2020). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, com aportes bibliográficos e entrevista, sendo a técnica de coletar dados a aplicação de formulários a análise de uma cartilha paradidática produzida pela escola intitulada “Plantas que tem história: Mituaçu”. Os sujeitos da pesquisa foram educadoras e a gestora da Escola. A discussão dos dados foi do tipo descritiva e discursiva. Os resultados apontaram que as práticas de ensino de Ciências levam em consideração os saberes tradicionais africanos através da etnobotânica e os sujeitos griôs da comunidade e que há muitas possibilidades de projetos interdisciplinares nesse campo dos saberes culturais e do currículo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFS25062023.pdf21,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons