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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27559Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Edilma Ferreira dos | - |
| dc.date.accessioned | 2023-07-27T13:12:45Z | - |
| dc.date.available | 2023-07-25 | - |
| dc.date.available | 2023-07-27T13:12:45Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27559 | - |
| dc.description.abstract | Mutswakisiro uwu uno zvinodikisa pokunasa kusoterera mayitiro omajijisiro o ciência, acitatijira nokureremeja uzivi o pasi cigare okaswipe, kuvhira pamajijisiro o etnobotânica pamajijisiro o makore okutangisa pa cikora co dhorobha rokuzvitongera omajijisiro o ndumure Ovídio Tavares de Morais, rino wanika ku mutunthu o quilombo ku Mituaçu no dhorobha ro Conde-PB. Madurujiro anodikaniswa akarehwa akava aya: Etnobotânica no etnociência (DAVES, 1995; DELIZOICOV no ANGOTTI, 2000); majijisiro okucikora Quilombola (BRASIL, 2003, 2012; GOMES, 2012); Majijisiro obungano (FREIRE, 1996, 2005); Majijisiro okumutunthu (CALDART, 2008), Makwanja o Griô (PACHECO, 2006) no Urongwa (CANDAU, 2020). Gwanja rokushandiswa ntho mushovo omutengo wazvo, mushovo omajijisiro onthango, no urongwa o uraramo no muvhunjo, gwanja rokutswaka gwinyiso romayitiro riri pa phepa no murangarijo o zvitiko zvo urongwa wakayitwa pacikora cambwine “zariro zvino zvitiko Mituaçu” vanthu vomutswakisiro vakava vajijisi/vapangiri no mutungamiriri opa cikora. Mutswakisiro ozvitiko zvakasunganiswa no zvijijo pa ndawu yo uzivi omagariro ogwanja rojijo. Wakava o mushovo okupanangija pamwepo no omavereketero. Zvabudepo zvakatatijira kuti mayitiro omajijisiro o ciência anotara ureremejo o uzivi o pasi, cigare co vaswipi kuvhira pa etnobotânica no vayiti vopamutunthu kuzoti pangava no mukana o zviwungano. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-27T13:12:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFS25062023.pdf: 21854105 bytes, checksum: d894b1c5a25c3b8c86af9d827e7a6cf3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-27T13:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFS25062023.pdf: 21854105 bytes, checksum: d894b1c5a25c3b8c86af9d827e7a6cf3 (MD5) Previous issue date: 2023-06-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino - ciências | pt_BR |
| dc.subject | Etnobotânica | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Griô | pt_BR |
| dc.subject | Quilombola | pt_BR |
| dc.title | A Etnobotânica no ensino de ciências: práticas pedagógicas Griô e saberes populares em uma escola quilombola | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as práticas de ensino de ciências, focalizando a valorização dos saberes tradicionais africanos, através de estudo da etnobotânica no ensino fundamental, anos iniciais, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Olívio Tavares de Morais, localizada na Comunidade quilombola em Mituaçu, no município de Conde-PB. Os principais conceitos abordados foram: Etnobotânica e etnociência (DAVES, 1995; DELIZOICOV e ANGOTTI, 2000); Educação Escolar Quilombola (BRASIL, 2003, 2012; GOMES, 2012); Educação Popular (FREIRE, 1996, 2005); Educação do/no campo (CALDART, 2008), Pedagogia Griô (PACHECO, 2006) e Currículo (CANDAU, 2020). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, com aportes bibliográficos e entrevista, sendo a técnica de coletar dados a aplicação de formulários a análise de uma cartilha paradidática produzida pela escola intitulada “Plantas que tem história: Mituaçu”. Os sujeitos da pesquisa foram educadoras e a gestora da Escola. A discussão dos dados foi do tipo descritiva e discursiva. Os resultados apontaram que as práticas de ensino de Ciências levam em consideração os saberes tradicionais africanos através da etnobotânica e os sujeitos griôs da comunidade e que há muitas possibilidades de projetos interdisciplinares nesse campo dos saberes culturais e do currículo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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