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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27559
Tipo: TCC
Título: A Etnobotânica no ensino de ciências: práticas pedagógicas Griô e saberes populares em uma escola quilombola
Autor(es): Santos, Edilma Ferreira dos
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as práticas de ensino de ciências, focalizando a valorização dos saberes tradicionais africanos, através de estudo da etnobotânica no ensino fundamental, anos iniciais, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Olívio Tavares de Morais, localizada na Comunidade quilombola em Mituaçu, no município de Conde-PB. Os principais conceitos abordados foram: Etnobotânica e etnociência (DAVES, 1995; DELIZOICOV e ANGOTTI, 2000); Educação Escolar Quilombola (BRASIL, 2003, 2012; GOMES, 2012); Educação Popular (FREIRE, 1996, 2005); Educação do/no campo (CALDART, 2008), Pedagogia Griô (PACHECO, 2006) e Currículo (CANDAU, 2020). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, com aportes bibliográficos e entrevista, sendo a técnica de coletar dados a aplicação de formulários a análise de uma cartilha paradidática produzida pela escola intitulada “Plantas que tem história: Mituaçu”. Os sujeitos da pesquisa foram educadoras e a gestora da Escola. A discussão dos dados foi do tipo descritiva e discursiva. Os resultados apontaram que as práticas de ensino de Ciências levam em consideração os saberes tradicionais africanos através da etnobotânica e os sujeitos griôs da comunidade e que há muitas possibilidades de projetos interdisciplinares nesse campo dos saberes culturais e do currículo.
Abstract: Mutswakisiro uwu uno zvinodikisa pokunasa kusoterera mayitiro omajijisiro o ciência, acitatijira nokureremeja uzivi o pasi cigare okaswipe, kuvhira pamajijisiro o etnobotânica pamajijisiro o makore okutangisa pa cikora co dhorobha rokuzvitongera omajijisiro o ndumure Ovídio Tavares de Morais, rino wanika ku mutunthu o quilombo ku Mituaçu no dhorobha ro Conde-PB. Madurujiro anodikaniswa akarehwa akava aya: Etnobotânica no etnociência (DAVES, 1995; DELIZOICOV no ANGOTTI, 2000); majijisiro okucikora Quilombola (BRASIL, 2003, 2012; GOMES, 2012); Majijisiro obungano (FREIRE, 1996, 2005); Majijisiro okumutunthu (CALDART, 2008), Makwanja o Griô (PACHECO, 2006) no Urongwa (CANDAU, 2020). Gwanja rokushandiswa ntho mushovo omutengo wazvo, mushovo omajijisiro onthango, no urongwa o uraramo no muvhunjo, gwanja rokutswaka gwinyiso romayitiro riri pa phepa no murangarijo o zvitiko zvo urongwa wakayitwa pacikora cambwine “zariro zvino zvitiko Mituaçu” vanthu vomutswakisiro vakava vajijisi/vapangiri no mutungamiriri opa cikora. Mutswakisiro ozvitiko zvakasunganiswa no zvijijo pa ndawu yo uzivi omagariro ogwanja rojijo. Wakava o mushovo okupanangija pamwepo no omavereketero. Zvabudepo zvakatatijira kuti mayitiro omajijisiro o ciência anotara ureremejo o uzivi o pasi, cigare co vaswipi kuvhira pa etnobotânica no vayiti vopamutunthu kuzoti pangava no mukana o zviwungano.
Palavras-chave: Ensino - ciências
Etnobotânica
Pedagogia
Griô
Quilombola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27559
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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