Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2756
Tipo: TCC
Título: A importancia da ludicidade na educação infantil
Autor(es): Gomes, Karla Giane de Lima
Primeiro Orientador: Costa, Kyara Tatyane Santos da
Resumo: As atividades lúdicas devem ser vistas como instrumento de desenvolvimento e aprendizagem das crianças sejam elas dirigidas ou não, pois o uso da ludicidade tem função socializar e integrar e explorar da criança sua imaginação e fazer com que elas desenvolvam suas capacidades sejam ela cognitivas ou motoras. A importância da utilização de estratégias lúdicas na Educação Infantil, reside no fato de englobar atividades de brincar, imaginar, fantasiar, jogar e explorar uma diversidade de materiais e situações. Esta pesquisa objetiva refletir sobre a importância do desenvolvimento de atividades lúdicas na Educação Infantil. Sendo assim, no intuito de mostrar a importância do lúdico, objetiva-se ainda: Conceituar o lúdico e o brincar na Educação Infantil; Entender a proposta de trabalho lúdico na perspectiva do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil-RCNEI e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizado da criança. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica na literatura sobre o assunto e em artigos e publicações cientificas que discorrem sobre a ludicidade. Sendo assim, a pesquisa evidenciou a importância do brincar no contexto da Educação Infantil e a necessidade dos educadores fazerem uso da ludicidade, tendo em vista sua função socializadora, exploratória e interacionista.
Abstract: Play activities should be seen as an instrument for development and learning of children are directed towards them or not, because the use of playfulness has function socialize and integrate and explore your child's imagination and make them develop their abilities are her cognitive or motor. The importance of using playful strategies in kindergarten, lies in the fact encompass activities to play, imagine, fantasize, play and explore a variety of materials and situations. This research aims to reflect on the importance of play activities in early childhood education. Thus, in order to show the importance of playfulness, the objective is still: Conceptualizing the playful and play in kindergarten; Understand the proposed work from the perspective of playfulness National Curriculum for Early Childhood Education-RCNEI and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education; analyze the importance of play in child development and learning. Was used as a methodological procedure bibliographical research in the literature on the subject and in articles and scientific publications that discuss playfulness. Thus, the research showed the importance of play in the context of early childhood education and the need for educators to make use of playfulness, given its socializing function, exploratory and interactionist.
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2756
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KGLG27092013.pdf508,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.