Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27592
Tipo: TCC
Título: O Fenômeno do bullying e seus impactos na comunidade escolar: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Santos, Marconi Edson dos
Primeiro Orientador: França, Marlene Helena de Oliveira
Resumo: O presente trabalho buscou aprofundar a temática acerca do bullying e da violência escolar. Nessa perspectiva, intentamos compreender o conceito de bullying, e as consequências desse tipo de violência, em especial, no espaço escolar. Para tanto, usamos como referencial teórico autores que se debruçam sobre esta temática como: Gomes (2013); Silva (2017), dentre outros. Esse estudo objetivou também, responder, por meio da revisão bibliográfica, alguns questionamentos, tais como: O que desencadeia o processo de agressividade? Quais as consequências no processo de ensino-aprendizagem? Isto posto, elegemos como objetivo principal, a identificação e caracterização da violência escolar, praticadas nas instituições de ensino, seus gatilhos e prováveis consequências sociais e cognitivas. A pesquisa busca, também, se ancorar na legislação vigente em nosso país, a exemplo do Estatuto da criança e do Adolescente, lei 8069 e a Lei 9394 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Apresentamos uma reflexão sobre a contribuição, em conjunto, da família e da escola na minimização deste problema. Buscamos, também, em nossos estudos entender quais ações podem ser implementadas, nas escolas que tenham como alvo o enfrentamento e a correção de comportamentos agressivos e antissociais. O estudo chegou à conclusão de que há diferenças entre violência escolar e bullying, ambos eventos apresentam causas e propagações distintas, porém estão presentes na escola, atingindo os alunos e seu desenvolvimento como cidadãos e que para solucionar é necessário políticas públicas sólidas e que a escola, família e comunidade estejam empenhadas no tolhimento desses conflitos.
Abstract: The present work sought to deepen the theme about bullying and school violence. In this perspective, we try to understand the concept of bullying, and the consequences of this type of violence, especially in the school space. To this end, we use as a theoretical reference author who focus on this theme such as: Gomes (2013); Silva (2017), among others. This study also aimed to answer, through the bibliographic review, some questions, such as: What triggers the process of aggressiveness? What are the consequences in the teaching-learningprocess? That said, we chose as our main objective the identification and characterization of school violence practiced in educational institutions, its triggers and probable social and cognitive consequences. The research also seeks to anchor itself in the legislation in force in our country, such as the Child and Adolescent Statute, Law 8069 and Law 9394 that establishes the Guidelinesand Bases of National Education. We present a reflection on the contribution, together, of the family and the school in minimizing this problem. We also seek inour studies to understand what actions can be implemented in schools that targetcoping with and correcting aggressive and antisocial behaviors. The study concluded that there are differences between school violence and bullying, both events have different causes and spreads, but they are present in the school, reaching the students and their development as citizens and that to solve it is necessary solid public policies and that the school, family and community are committed to the curtailment of these events.
Palavras-chave: Bullying
Comunidade escolar
Família - escola
Violência na escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27592
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MES03082023.pdf356,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons