Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604
Tipo: TCC
Título: O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas
Título(s) alternativo(s): The communication professional in the music segment: challenges, professional profile and perspectives
Autor(es): Gomes, Maria Clara Teixeira
Primeiro Orientador: França, André Luiz Dias de
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo a respeito do papel do profissional de comunicação no segmento da música, com o objetivo geral de compreender como ele pode contribuir com esta indústria, buscando-se analisar de maneira específica as demandas e perspectivas, o perfil esperado e os desafios deste mercado na atualidade. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas realizadas com dois profissionais da área da comunicação, um relações-públicas e uma publicitária, que atuam ou atuaram de forma direta no segmento da música, trabalhando com artistas de grande renome em nível nacional. Os seus resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo, proporcionando a criação de categorias para o melhor aproveitamento das questões. Ao término, foi possível ter um maior entendimento a respeito do segmento, assim como de algumas características que são relevantes para este mercado, reforçando elementos importantes para a atuação do profissional de comunicação nesta área que se mostra bastante promissora.
Abstract: This study presents an investigation into the role of communication professionals in the music industry, aiming to understand how they can contribute to this industry. Specifically, it seeks to analyze the demands and perspectives, the expected profile, and the challenges of this market today. Data collection was done through interviews with two communication professionals: a public relations specialist and an advertiser, both of whom have direct experience in the music industry, working with nationally renowned artists. The results were obtained through content analysis, which allowed for the creation of categories to better address the research questions. Ultimately, this study provides a better understanding of the industry and highlights relevant characteristics for this market, reinforcing crucial elements for the performance of communication professionals in this promising field.
Palavras-chave: Relações Públicas
Comunicação
Música
Planejamento de comunicação
Indústria musical
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604
Data do documento: 31-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCTG14062023.pdf529,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons