Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27620
Tipo: | TCC |
Título: | O “problema da mistura” envolvendo porcentagens : um estudo da mobilização das estratégias de resolução de estudantes do 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Anderson João dos |
Primeiro Orientador: | Assis, Cibelle de Fátima Castro de |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo principal analisar as estratégias que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental utilizam ao resolverem uma situação-problema envolvendo cálculos de porcentagem. A fundamentação teórica desse trabalho abordou a resolução de problemas em Matemática e as dificuldades dos alunos, os tipos de problema em Matemática, as estratégias no processo de resolução de problemas e a regra de três como estratégia para problemas envolvendo porcentagem. Em termos metodológicos, a pesquisa realizada é classificada, quanto a abordagem do objeto, como qualitativa. Quanto aos objetivos, classifica-se como exploratória e quanto aos procedimentos técnicos, como estudo de caso. Os objetivos da pesquisa foram alcançados por meio de cinco etapas: levantamento e estudo de um problema matemático envolvendo cálculos de porcentagem (etapas 1 e 2); elaboração e proposição do problema selecionado junto a uma turma de 36 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Capim/PB (etapa 3); categorização (etapa 4) e verificação das estratégias de resolução adotadas pelos alunos participantes dessa pesquisa (etapa 5). O problema foi trabalhado em sala de aula em duas fases. Na primeira fase, os estudantes deveriam representar o problema com um desenho e resolvê-lo com suas próprias estratégias. Na segunda fase, foram indicadas as estratégias da regra de três, resolução em sentido inverso com tentativa e erro e construir uma tabela como estratégias que ajudariam os estudantes a resolverem o problema proposto. Os estudantes participantes da pesquisa mobilizaram, com mais empenho, a estratégia da regra de três, mas a estratégia de construir uma tabela também aparece nas resoluções, porém em quantitativo menor. Enquanto 23 alunos escolheram utilizar a estratégia da regra de três, 10 preferiram adotar a estratégia de construir uma tabela. As análises permitem inferir que os estudantes não conhecem diferentes estratégias de resolução de problemas e que o estudo envolvendo porcentagem é um objeto de conhecimento matemático desafiador para estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental. |
Abstract: | The main objective of this study was to analyze the strategies that 9th grade students use when solving a problem situation involving percentage calculations. The theoretical basis of this work addressed the resolution of problems in mathematics and the difficulties of students, the types of problems in mathematics, the strategies in the process of problem solving and the rule of three as a strategy for problems involving percentage. In methodological terms, the research conducted is classified, as to the approach to the object, as qualitative. As to the objectives, it is classified as exploratory, and as to the technical procedures, as a case study. The research objectives were achieved through five stages: survey and study of a mathematical problem involving percentage calculations (stages 1 and 2); elaboration and proposition of the selected problem to a class of 36 students in the 9th grade of a municipal school in Capim/PB (stage 3); categorization (stage 4) and verification of the resolution strategies adopted by the students participating in this research (stage 5). The problem was worked in the classroom in two phases. In the first phase, students were to represent the problem with a drawing and solve it with their own strategies. In the second phase, the strategies of rule of three, inverse resolution with trial and error, and building a table were indicated as strategies that would help students solve the proposed problem. The students participating in the research mobilized, with more effort, the strategy of the rule of three, but the strategy of building a table also appears in the resolutions, but in a smaller quantity. While 23 students chose to use the rule of three, 10 preferred to adopt the strategy of building a table. The analyses allow us to infer that students do not know different problem solving strategies and that the study involving percentages is a challenging mathematical knowledge object for 9th grade students. |
Palavras-chave: | Matemática - ensino Porcentagem - estratégias de resolução Regra de três Resolução de problemas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27620 |
Data do documento: | 6-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AndersonJoãoDosSantos_TCC.pdf | TCC | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AndersonJoãoDosSantos_TERMO.pdf | TERMO | 244,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons