Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27666
Tipo: | TCC |
Título: | Os significados das frações e o Tangram : um estudo de propostas didáticas para os anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Coutinho, Terezinha Érica De Lima |
Primeiro Orientador: | Assis, Cibelle de Fátima Castro de |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar propostas didáticas com o uso do Tangram para o estudo de frações voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental. Realizada uma pesquisa que se caracteriza por ser de caráter quantitativo-qualitativo, exploratório e bibliográfico. O estudo foi organizado em 4 (quatro) etapas: estudo na literatura específica sobre os significados para as frações (etapa 1); identificação das habilidades dos Anos Finais do Ensino Fundamental voltados para o estudo das frações (etapa 2); levantamento de propostas didáticas para o estudo de frações com o Tangram a partir de TCC encontrados nos repositórios de universidade federais do Nordeste (etapa 3) e por fim, categorização das propostas de acordo com o ano escolar, o objeto do conhecimento, as habilidades e o significado de fração trabalhado (etapa 4). Os resultados revelaram que os tipos de significados de frações podem ser caracterizados por: parte/todo, fração como razão ou fração como resultado de uma divisão (quociente); entre as 7 (sete) propostas didáticas analisadas neste estudo, 5 (cinco) contemplaram o estudo de frações como representação de partes de um todo, 1 (uma) trouxe o significado de fração como razão e 1 (uma) de fração como resultado de uma divisão (quociente). Observando as habilidades, concluímos que o conjunto de atividades apresentadas pode favorecer o desenvolvimento dos estudantes de aprendizagens esperadas para o 6º ano, porém recomendamos explorar outros significados de fração além do significado parte todo. O trabalho deve ser continuado e ampliado, aplicando as propostas didáticas em turmas dos Anos Finais, analisando e acompanhando o desempenho dos alunos. |
Abstract: | The objective of this research was to analyze didactic proposals with the use of Tangram for the study of fractions approached for the final years of Elementary School. We carried out a research characterized by being quantitative-qualitative, exploratory and bibliographical. The study was organized into 4 stages: study of the specific literature on the meanings of fractions (stage 1); identification of skills from the Final Years of Elementary School, back to the study of fractions (stage 2); survey of didactic proposals for the study of fractions with Tangram from TCC found in the repositories of federal universities in the Northeast (stage 3) and finally, categorization of proposals according to the school year, the object of knowledge, skills and the meaning of worked processing (step 4). The results reveal that the types of meanings of fractions can be characterized by part/whole, revenue as a ratio or revenue as a result of a division (quotient); Tangram is considered a didactic resource that facilitates the teaching of fractional numbers; among the 7 (seven) didactic proposals conducted in this study, 5 (five) contemplated the study of fractions as representing parts of a whole, 1 (one) brought the meaning of explanation as a reason and 1 (one) of obtaining as a result of a division (quotient). Observing the skills, we conclude that the set of activities learned can favor the development of students as expected learners for the 6th grade, however, it is recommended to explore other meanings of receiving in addition to the whole part meaning. Evidently, the work must be continued and expanded, applying to Final Years classes, analyzing and monitoring the performance of students. |
Palavras-chave: | Tangram Significados das frações Ensino fundamental Aprendizagem matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27666 |
Data do documento: | 6-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TerezinhaÉricadeLimaCoutinho_TCC.pdf | TCC | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TerezinhaÉricadeLimaCoutinho_TERMO.pdf | TERMO | 268,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons