Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27667
Tipo: | TCC |
Título: | Os erros mais comuns dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio na resolução de problemas que envolvem perímetro e área |
Autor(es): | Silva, Vandenézia Dagnone da |
Primeiro Orientador: | Souza, Cristiane Fernades de |
Resumo: | A pesquisa realizada para esse trabalho de conclusão de curso se justifica pela importância que os conceitos de perímetro e área têm na educação matemática e nas habilidades e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Partindo desse raciocínio, foi delimitada a seguinte questão norteadora: quais são os erros mais comuns dos discentes do 9° ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio na resolução de problemas que abordam os conceitos de perímetro e área? Com isso, o objetivo geral da pesquisa foi investigar os erros dos alunos do 9º e da 3ª série em relação à resolução de problemas que envolvem perímetro e área, de acordo com o Modelo de Análise Didática de Erros (MADE). A pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano e da 3ª série, de duas escolas públicas estaduais, nas cidades de Rio Tinto e Mamanguape no estado da Paraíba. Para alcançar o objetivo geral da pesquisa, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, descritiva e de estudo de caso. Os resultados obtidos revelaram que os erros mais frequentes observados nas turmas participantes da pesquisa referem-se à categoria de erros de entrada, que envolve dificuldades de compreensão, percepção e desvio do objetivo do problema. Tais resultados apontam para uma dificuldade significativa dos alunos em resolver problemas que abordam conceitos de perímetro e área na disciplina de Matemática. |
Abstract: | The research carried out for this course conclusion work is justified by the importance that the concepts of perimeter and area have in Mathematics Education and in the students' abilities and cognitive development. Based on this reasoning, the following guiding question was delimited: What are the most common mistakes made by students in the 9th grade of Elementary School and in the 3rd grade of High School in solving problems that address the concepts of perimeter and area? With this, the general objective of the research was to investigate the errors of the 9th and 3rd grade students in relation to the resolution of problems involving perimeter and area, according to the Model of Didactic Analysis of Errors (MADE). The research was carried out with 9th grade and 3rd grade students from two state public schools in the cities of Rio Tinto and Mamanguape in the state of Paraíba. To achieve the general objective of the research, a qualitative, descriptive and case study methodological approach was adopted. The results obtained revealed that the most frequent errors observed in the classes participating in the research refer to the category of entry errors, which involves difficulties in understanding, perception and deviation from the objective of the problem. Such results point to a significant difficulty for students in solving problems that address concepts of perimeter and area in the Mathematics discipline. |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Perímetro e area Modelo de análise Didática de erros |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27667 |
Data do documento: | 24-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VandenéziaDagnonedaSilva_TCC.pdf | TCC | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
VandenéziaDagnonedaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 433,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons