Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27668
Tipo: TCC
Título: O GeoGebra como objeto de aprendizagem no ensino do teorema fundamental do cálculo : uma revisão bibliográfica e sugestão de aplicação
Autor(es): Abrantes, Walter Ferreira
Primeiro Orientador: Costa, Claudilene Gomes da
Resumo: O Teorema Fundamental do Cálculo (TFC) é a peça central do cálculo diferencial e integral, conectando essas duas áreas. Ele estabelece que a integração e a diferenciação são operações inversas, demonstrando que problemas como calcular a área sob o gráfico de uma função em um intervalo e construir uma tangente em um ponto da função estão intrinsecamente relacionados e podem ser resolvidos simultaneamente. Uma forma eficaz de ensinar esse conceito é por meio do uso de software educacional, como o GeoGebra. Essa ferramenta interativa e de fácil manipulação foi desenvolvida com o propósito de contribuir diretamente para o processo de ensino-aprendizagem, combinando recursos algébricos e geométricos. Isso é especialmente útil, já que os alunos geralmente enfrentam dificuldades nessas áreas e, principalmente, em relacioná-las entre si. O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar uma metodologia ativa de ensino que vise contribuir e facilitar o aprendizado do TFC a partir da utilização do aplicativo GeoGebra em sala de aula. A metodologia utilizada na pesquisa em relação aos procedimentos técnicos foi a bibliográfica, em relação aos objetivos utilizou-se a pesquisa exploratória e em relação a abordagem do problema foi utilizada a pesquisa qualitativa. A pesquisa foi realizada nos portais Google acadêmico e Scielo. Ao final da pesquisa, foi possível concluir que o software GeoGebra tem um impacto positivo no desempenho dos alunos na escola. Os alunos também têm percepções positivas sobre o software GeoGebra em termos de entusiasmo, confiança e motivação. Este software deve ser apresentado aos educadores de Matemática para que os alunos possam explorar o mundo da Matemática de forma mais ampla e tornar os alunos capazes de pensar crítica e criativamente.
Abstract: The Fundamental Theorem of Calculus (FTC) serves as the cornerstone of differential and integral calculus, bridging these two areas. It establishes that integration and differentiation are inverse operations, demonstrating that problems such as calculating the area under a function's graph over an interval and constructing a tangent at a point on the function are inherently connected and can be solved simultaneously. An effective approach to teach this concept is through the utilization of educational software, such as GeoGebra. This interactive and easily manipulable tool was developed with the purpose of directly contributing to the teaching and learning process by combining algebraic and geometric resources. This is particularly valuable as students often encounter difficulties in these areas, especially in connecting them to one another. The main objective of this study was to present an active teaching methodology aimed at facilitating and enhancing the learning of the FTC through the utilization of the GeoGebra application in the classroom. The research methodology employed a bibliographical approach for technical procedures, an exploratory research design for objectives, and a qualitative research approach to address the problem. The research was conducted using the Google Scholar and Scielo platforms. The findings of this study concluded that the GeoGebra software has a positive impact on students' academic performance. Students also expressed positive perceptions of the GeoGebra software, highlighting enthusiasm, confidence, and motivation. It is recommended that this software be introduced to Mathematics educators, enabling students to explore the realm of Mathematics more comprehensively and fostering critical and creative thinking skills.
Palavras-chave: Teorema fundamental do cálculo
GeoGebra
Ensino da matemática
Metodologias ativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27668
Data do documento: 6-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WalterFerreiraAbrantes_TCC.pdfTCC1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
WalterFerreiraAbrantes_TERMO.pdfTERMO185,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons