Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27674
Tipo: | TCC |
Título: | A mediação do professor na resolução de problemas matemáticos em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental : relações entre concepção e prática |
Autor(es): | Silva, Leticia Freire |
Primeiro Orientador: | Souza, Cristiane Fernandes de |
Resumo: | Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo central investigar as concepções e mediações de professores do 6º ano do Ensino Fundamental na utilização da resolução de problemas em sala de aula. A pesquisa foi realizada com professores(as) de duas escolas municipais da zona urbana de Capim/PB. A pesquisa caracteriza-se como de natureza qualitativa, exploratória e de estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário semiaberto contendo 07 (sete) questões e observações das aulas. A análise dos dados demonstrou que os três professores, em alguns momentos da análise dos dados, apresentaram compartilhar as mesmas concepções sobre a resolução de problemas em sala de aula, porém houve diferentes estratégias em suas mediações. Concluímos que, a partir das concepções e mediações dos(as) professores(as) sobre a resolução de problemas em sala de aula, podemos constatar que existe uma diferença nas mediações entre os professores, mas em suas concepções concordam que a resolução de problemas é uma abordagem importante para ser trabalhada em sala de aula. |
Abstract: | This Course Completion Work research had as its central objective to investigate the conceptions and mediations of teachers of the 6th year of Elementary School in the use of problem solving in the classroom. The research was conducted with teachers from two municipal schools in the urban area of Capim/PB. The research is characterized as qualitative, exploratory, and a case study. A semi-open questionnaire containing 07 (seven) questions and class observations were used as data collection instruments. Data analysis showed that the three teachers, at certain moments during the data analysis, shared the same conceptions about solving problems in the classroom, but there were different strategies in their mediations. We conclude that, from the teachers' conceptions and mediations about problem-solving in the classroom, we can see that there is a difference in mediations between teachers, but in their conceptions, they agree that problem-solving is an important approach to be worked on in the classroom. |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Concepções dos professores Mediação em sala de aula |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27674 |
Data do documento: | 24-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leticiafreiresilva_TCC.pdf | TCC | 5,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Leticiafreiresilva_TERMO.pdf | TERMO | 175,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons