Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27687
Tipo: TCC
Título: O impacto do ensino remoto e a percepção de alunos do ensino médio: um estudo de caso a partir do componente curricular matemática
Autor(es): Silva, Clebson Santos da
Primeiro Orientador: Dias, Graciana Ferreira
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar a percepção de alunos do Ensino Médio com relação à aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório, cujo instrumento utilizado foi um questionário enviado de forma eletrônica via formulário do Google. Como aporte teórico foram utilizados os trabalhos de Prensky (2001), Cota (2002), Simon (2013), Modelski, Giraffa e Casartelli (2020), Ribeiro e Paz (2012) e outros. Os indivíduos da pesquisa foram três estudantes do Ensino Médio de uma mesma instituição de ensino presente no município de Mamanguape, na Paraíba. Esta pesquisa possibilitou a compreensão do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o uso em ambiente virtualizado, totalmente remoto, adotado devido às condições de saúde públicas impostas pela pandemia1 da Covid-19, que impossibilitou as atividades presenciais em redes públicas e privadas de ensino. Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de adaptação que os alunos envolvidos precisam exercer diante deste novo formato de ensino adotado como forma preventiva, tomados por novas metodologias de ensino aplicadas para contornar o distanciamento e construir conhecimentos essenciais e satisfatórios.
Abstract: This study aimed to investigate how high school students perceived the learning process during emergency remote education. The methodology is qualitative and exploratory, based on the electronic application of a questionnaire on Google Forms. We based this research on studies by Prensky (2001), Cota (2002), Simon (2013), Modelski, Giraffa and Casartelli (2020), Ribeiro and Paz (2012), among others. The research participants were three high school students from the same school, located in Mamanguape-PB This research enabled the understanding of the use of Information and Communication Technologies (ICT) for use in a virtualized environment, totally remote, adopted due to the public health conditions imposed by the Covid-19 pandemic, which made it impossible for face-to-face activities in public and private education networks. The results of the research showed the need for adaptation that the students involved need to exercise in the face of this new teaching format adopted as a preventive form, adopted by new teaching methodologies applied to overcome the distance and build essential and satisfactory knowled.
Palavras-chave: Aprendizagem de matemática
Percepção de estudantes
Tecnologias no ensino
Ensino remoto
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27687
Data do documento: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClebsonSantosdaSilva_TCC.pdfTCC1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ClebsonSantosdaSilva_TERMO.pdfTERMO226,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons