Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27697| Tipo: | TCC |
| Título: | O uso do software GeoGebra como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem de retas e planos |
| Autor(es): | Silva, Alessandro Pereira Marcelino da |
| Primeiro Orientador: | Costa, Claudilene Gomes da |
| Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral elaborar, aplicar e avaliar uma proposta de estudo que viesse a facilitar a aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica, empregando o GeoGebra como recurso didático. Para tal, o estudo foi desenvolvido com discentes da disciplina Introdução à Álgebra Linear, do curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de Rio Tinto – Paraíba, surgindo como um elemento apoiador perante as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos discentes no estudo de retas e planos, na disciplina Cálculo Vetorial e Geometria Analítica. A metodologia empregada no desenvolvimento dessa pesquisa caracteriza-se, no tocante aos objetivos, como exploratória e descritiva. Optamos por utilizar o procedimento técnico de estudo de caso, e uma abordagem qualitativa. Atividades realizadas com o auxílio do GeoGebra e um questionário diagnóstico contendo quinze questões fechadas e uma questão aberta, foram os instrumentos utilizados na coleta de dados da pesquisa. Em relação aos resultados, observou-se que os discentes, mesmo em um curso de Licenciatura em Matemática, apresentam dificuldades sensíveis na aprendizagem de conceitos da Geometria Analítica, principalmente no que se refere à conexão das manipulações algébricas no estudo de posições relativas de retas e planos com o comportamento do gráfico desses objetos geométricos. Contudo, o uso de software, em específico o GeoGebra, se caracterizam como uma ferramenta que contribui positivamente para que tais dificuldades sejam superadas. Observou-se, concomitantemente, que o GeoGebra facilitou a visualização gráfica de retas e planos, assim permitindo o estudo de propriedades das equações desses objetos e associar tais propriedades aos gráficos de tais objetos. Além disso, os discentes puderam emitir sua opinião quanto ao uso de softwares em outros conceitos da Geometria Analítica, quanto em outras disciplinas partícipes do currículo do curso. |
| Abstract: | The present work had as general objective to elaborate, apply and evaluate a study proposal that would facilitate the learning of Analytical Geometry concepts, using GeoGebra as a didactic resource. To this end, the study was developed with students of the discipline Introduction to Linear Algebra, from the Mathematics Degree course at Campus IV of the Federal University of Paraíba, in the city of Rio Tinto - Paraíba, emerging as a supporting element in the face of the learning difficulties faced by students in the study of lines and planes, in the discipline Vector Calculation and Analytical Geometry. The methodology used in the development of this research is characterized, with regard to the objectives, as exploratory and descriptive. We chose to use the technical case study procedure, and a qualitative approach. Activities carried out with the help of GeoGebra and a diagnostic questionnaire containing fifteen closed questions and one open question, were the instruments used in the collection of research data. Regarding the results, it was observed that the students, even in a Mathematics Degree course, present sensitive difficulties in the learning of Analytical Geometry concepts, mainly with regard to the connection of algebraic manipulations in the study of relative positions of lines and planes with the behavior of the graph of these geometric objects. However, the use of software, specifically GeoGebra, is characterized as a tool that contributes positively so that these difficulties are overcome. It was observed, at the same time, that GeoGebra facilitated the graphical visualization of lines and planes, thus allowing the study of properties of the equations of these objects and associating such properties to the graphics of such objects. In addition, the students were able to express their opinion regarding the use of software in other concepts of Analytical Geometry, as well as in other disciplines participating in the course curriculum. |
| Palavras-chave: | Software GeoGebra Geometria analítica. Retas Planos Ensino da matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27697 |
| Data do documento: | 3-Abr-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AlessandroPereiraMarcelinodaSilva_TCC.pdf | TCC | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| AlessandroPereiraMarcelinodaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 199,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
