Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27700| Tipo: | TCC |
| Título: | O movimento da matemática moderna no Brasil : análise no livro didático “matemática curso moderno” |
| Autor(es): | Coutinho, Felipe Fernandes |
| Primeiro Orientador: | Dias, Graciana Ferreira |
| Resumo: | Este trabalho tem, como intenção geral, analisar o livro didático do professor Osvaldo Sangiorgi intitulado Matemática Curso Moderno (1968), destinado ao curso ginasial, com o intuito de evidenciar a presença de características do Movimento da Matemática Moderna na obra, obra essa utilizada na cidade de Jacaraú – PB no fim da década de 1960 e início da década de 1970. Na pesquisa, podemos descrever o processo de surgimento e desenvolvimento do Movimento da Matemática Moderna, tanto aqui no Brasil, quanto a nível mundial. Além disso, mostramos, também, um pouco da história do livro didático de Matemática no Brasil. No que diz respeito à metodologia, temos uma pesquisa exploratória, caracterizada como uma pesquisa documental, já que buscou analisar as abordagens feitas no livro citado. Para fundamentação teórica de nossa pesquisa, buscamos os autores Fiorentini (1995), Valente (2008), Santos (2016) e Alves (2007; 2013) que falam sobre o surgimento do Movimento da Matemática Moderna, contando um pouco sobre os motivos que influenciaram a criação desse movimento. Em paralelo, chegamos a mostrar o desenvolvimento da Matemática Moderna aqui no Brasil, com base em autores como Alves (2013), Soares (2001) e Miranda (2003). Para concluir nossa fundamentação, trouxemos um pouco da história do livro didático de Matemática no Brasil, quais foram os primeiros livros a serem publicados em nosso país e como se deu sua trajetória até a criação do Programa Nacional do Livro didático (PNLD). Foi possível observar quais as principais características desse movimento, como ele influenciou o ensino e as publicações didáticas da época. Desse modo, esse trabalho traz um breve histórico do Movimento de Matemática Moderna, mostrando suas principais características e suas influências no ensino da Matemática e, principalmente, em livros didáticos, em particular no livro do professor Osvaldo Sangiorgi, pois visualizamos que as características da Matemática Moderna lá estavam presentes. Diante disso, conseguimos examinar essas características e identificar quais foram os principais aspectos da Matemática Moderna contidos no livro analisado. |
| Abstract: | This paper, as a general intention, analyzes the professor Osvaldo Sangiorgi’s textbook entitled “Mathematics Modern Course (1968)”, intended for junior high school, in order to highlight the presence of characteristics of the Modern Mathematics’ Movement in the work, which is used in the city of Jacaraú – PB in the end of the 1960’s decade and in the beginning of the 1970’s decade. In the research, we will describe the process of emergence and development of the Modern Mathematics’ Movement, both here in Brazil and worldwide. Besides that, we’ll show, also, a little of the history of the Mathematics in Brazil’s textbook. Regarding to the methodology, we have an explanatory research, characterized as a documental research, since it sought to analyze the approaches done in the book quoted above. To theoretical basis in our research, we sought the authors Fiorentini (1995), Valente (2008), Santos (2016) and Alves (2007; 2013) that talk about the emergence of the Modern Mathematichs’ Movement, telling about the reasons that influenced the creation of this movement. In parallel, we’ll show the development of Moderns Mathematics here in Brazil, based in authors as Alves (2013), Soares (2001) and Miranda (2003). To conclude our reasoning, we’ll brought a little about the history of the Mathematics in Brazil’s textbook, which were the first books to be published in our country and how was its path till the creation of the National Textbook Program (PNLD). It was possible to observe which were the main characteristics of this movement, how it influenced the education and the didactics publications by that time. Thus, this work bring a brief historic of the Modern Mathematics’ Movement, showing its main characteristics and its influences in the education of Mathematics and, mostly, in textbooks, in particular the professor Osvaldo Sangiorgi’s book because we visualize that the characteristics of the Modern Mathematics were there. That said, we can examine these characteristics and identify which were the main aspects of the Modern Mathematics contained in the book analyzed. |
| Palavras-chave: | O movimento da matemática moderna Livro didático Teoria dos conjuntos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27700 |
| Data do documento: | 26-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FelipeFernandesCoutinho_TCC.pdf | TCC | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| FelipeFernandesCoutinho_TERMO.pdf | TERMO | 289,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
