Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27715
Tipo: TCC
Título: O ensino da raiz quadrada de um número natural com o auxílio do material dourado em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
Autor(es): Costa, José Wellington Cândido da
Primeiro Orientador: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
Resumo: O ensino da Matemática muitas vezes é tradicional e essa maneira de ensinar causa desinteresse por parte dos estudantes, interpretando a Matemática como uma disciplina difícil e complicada. Sabendo-se que os alunos apresentam dificuldades em conceitos matemáticos e de certa forma aprender a Matemática, a utilização de materiais didáticos serve como recurso de ensino, pois, esse auxílio didático pode contribuir com o aprendizado dos estudantes e também auxiliam como motivadores para o ensino e aprendizado dos alunos. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição do material dourado para a formação do conceito de raiz quadrada no 9° ano do Ensino Fundamental anos finais. Nesta perspectiva, trabalhou-se o conceito de raiz quadrada de um número natural com a utilização do material dourado, com os estudantes da Educação Básica, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, nas quais os estudantes resolveram uma atividade que consistia em explorar conhecimentos prévios de Geometria e Álgebra com o objetivo de compreender o conceito de raiz quadrada de um número natural. Em relação à coleta de dados, esta foi realizada tanto na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, campus IV (Rio Tinto), onde houve a aplicação de uma tarefa e validação do instrumento de pesquisa, como em uma escola pública estadual, situada no município de Mamanguape, na qual também foi aplicada uma tarefa prática, em que se constatou que o uso do material dourado contribuiu para a compreensão do cálculo da raiz quadrada de um número natural.
Abstract: The teaching of Mathematics is often traditional and this way of teaching causes disinterest on the part of students, interpreting Mathematics as a difficult and complicated subject. Knowing that students have difficulties in mathematical concepts and, in a way, learning Mathematics, the use of didactic materials serves as a teaching resource, since this didactic aid can contribute to student learning and also help as motivators for teaching. and student learning. In this sense, this research aims to analyze the contribution of the golden material to the formation of the concept of square root in the 9th grade of Elementary School in the final years. In this perspective, the concept of the square root of a natural number was worked on with the use of the golden material, with Basic Education students, in a 9th grade class of Elementary School, in which students solved an activity that consisted of explore previous knowledge of Geometry and Algebra in order to understand the concept of square root of a natural number. Regarding data collection, this was carried out both at the Federal University of Paraíba - UFPB, campus IV (Rio Tinto), where a task and validation of the research instrument were applied, and at a state public school, located in the municipality de Mamanguape, in which a practical task was also applied, in which it was found that the use of the golden material contributed to the understanding of the calculation of the square root of a natural number.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Materiais manipulativos
Material dourado
Ensino da raiz quadrada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27715
Data do documento: 1-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joséwellingtoncândidodacosta_TCC.pdfTCC1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Joséwellingtoncândidodacosta_TERMO.pdfTERMO187,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons