Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27716
Tipo: TCC
Título: A construção de jogos matemáticos com materiais recicláveis : um momento de aprendizagem sobre equação do 1º grau no ensino fundamental
Autor(es): Santos, Maria da Luz Souza dos Santos
Primeiro Orientador: Coimbra, Wendhel Raffa Coimbra
Resumo: A construção de jogos matemáticos com materiais recicláveis sobre Equação do 1º grau no Ensino Fundamental onde buscou trazer potencialidades na aprendizagem do aluno, contendo algumas limitações que foram observadas. O objetivo central do trabalho foi analisar o processo de construção de um jogo matemático com materiais recicláveis que foi construído com os alunos do 7° ano do ensino fundamental, A pesquisa foi de caráter exploratória e participante em uma escola de rede pública em uma turma com 20 alunos. Como um momento de aprendizagem sobre equações do 1° grau, onde foi implementado uma sequência didática para saber se acarreta pontos positivos para a aula. Propõe-se assim apresentação de reflexões sobre a produção do jogo corrida das equações e seu processo de desenvolvimento na sala de aula. De acordo com as informações obtidas pode-se concluir que o jogo trouxe um bom aprendizado para os alunos sobre o objeto de conhecimento estudado.
Abstract: The construction of mathematical games with recyclable materials about 1st grade Equation in Elementary School, where it sought to bring potentialities in student learning, containing some limitations that were observed. The main objective of the work was to analyze the construction process of a mathematical game with recyclable materials that was built with students of the 7th year of elementary school. 20 students. As a moment of learning about 1st degree equations, where a didactic sequence was implemented to find out if it brings positive points to the class. Therefore, it is proposed to present reflections on the production of the racing game of equations and its development process in the classroom. According to the information obtained, it can be concluded that the game brought good learning to the students about the object of knowledge studied.
Palavras-chave: Construção de jogos
Aprendizagem
Equações 1° grau
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27716
Data do documento: 1-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariadaluzsouzadossantos__TCC.pdfTCC990,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mariadaluzsouzadossantos__TERMO.pdfTERMO236,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons