Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27719
Tipo: TCC
Título: Análise dos diferentes significados para números naturais abordados em livros didáticos
Autor(es): Silva, Kaline Rodrigues da
Primeiro Orientador: Santana, Agnes Liliane Lima Soares de
Resumo: Os números são um dos recursos mais utilizados pela sociedade desde os primórdios e passou por diversas mudanças até chegar aos símbolos em que conhecemos e utilizamos atualmente. Esta pesquisa teve por objetivo analisar e apresentar os diferentes significados de números naturais e a maneira em que eles são apresentados nos livros didáticos do 6º ano, em uma escola da rede pública, do município de Curral de Cima – Paraíba. Foi utilizada como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica, na qual foi identificada os conceitos de números naturais em seu contexto histórico. A pesquisa foi baseada nos estudos de Costa (2016), Ambrósio (1999) e suas contribuições para o estudo dos números; na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), entre outros. O tamanho da amostra foram dois livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental. Com relação aos resultados, foi possível concluir que os livros didáticos utilizados nesta pesquisa trazem conteúdos sobre os números naturais de forma sucinta, o que constata que os números ocupam um espaço legítimo na sociedade e cabe ao professor aprimorar os conteúdos para melhor aprendizagem e interesse dos alunos acerca dos números.
Abstract: Numbers are one of the most used resources by society since the beginning and it has gone through several changes until it reached the symbols we know and use today. This research aimed to analyze and present the different meanings of natural numbers and the way in which they are presented in 6th grade textbooks, in a public school, in the municipality of Curral de Cima - Paraíba. Bibliographical research was used as a methodological procedure, in which the concepts of natural numbers in their historical context were identified. The research was based on studies by Costa (2016), Ambrósio (1999) and their contributions to the study of numbers, the National Common Curriculum Base, among others. The sample size was two textbooks of the 6th year of Elementary School. Regarding the results, it was possible to conclude that the textbooks used in this research bring content about natural numbers in a succinct way, which confirms that numbers occupy a legitimate space in society and it is up to the teacher to improve the contents for better learning and interest of the students about numbers.
Palavras-chave: Números naturais
Livros didáticos
Ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27719
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kalinerodriguesdasilva_TCC.pdfTCC1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Kalinerodriguesdasilva_TERMO.pdfTERMO409,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons