Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27722
Tipo: TCC
Título: Resolução de problemas : concepções, saberes e práticas de professores de matemática
Autor(es): Mousinho, Mikaela Pessoa da Silva
Primeiro Orientador: Assis, Cibelle de Fatima Castro de
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre concepção e saberes sobre problemas e resolução de problemas e a proposta implementada na prática docente de ex-alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/Campus IV. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e estudo de campo. Participaram da pesquisa seis professores da área, que atuam em escolas públicas e particulares de municípios do Estado da Paraíba. A pesquisa desenvolveu-se por meio de aplicação de questionários online e da análise de planos de aula desses professores. As informações foram analisadas a partir das categorias: problema, e resolução de problema. Os resultados da pesquisa revelaram que cinco dos professores são formados em Licenciatura em Matemática no Campus IV da UFPB em Rio Tinto, e um professor é formado em Bacharelado em Matemática no Campus I na UFPB em João Pessoa. Todos os entrevistados falaram que conhecem a Resolução de problemas e que fazem uso da proposta nas suas aulas. Todos os professores comentaram que tiveram contato com os estudos sobre a Resolução de problemas durante o Curso de Licenciatura, inclusive conhecem autores como Polya, Dante e Lourdes de La Rosa Onuchic. Sobre os problemas, podemos observar que as respostas dos professores se aproximam do que seja um problema para Dante, mas na prática não diferenciam problema de exercício. Identificamos na pesquisa, exercícios de reconhecimento e problemas-processo ou heurísticos entre as propostas apresentadas. Sobre a Resolução de problemas as concepções que aparecem são Formulação e Resolução de problemas como processo, meta e como habilidades básicas. Não percebemos a resolução de problema como perspectiva metodológica. Quanto aos saberes, inferimos saberes profissionais relacionados a resolução de problemas como método de ensino, ao tipo de problema (convencionais e não convencionais) e a heurística de Polya, e ao uso de problemas com recursos didáticos (calculadora, tirinhas e disco das frações) geralmente abordados nas disciplinas de cursos de formação de professores de matemática; saberes experienciais adquiridos com a prática docente como os contextos dos problemas que emergem dos contextos e o cotidiano dos alunos; saberes curriculares, visto a menção às habilidades referentes ao ensino de objetos matemáticos nos planos dos professores; saberes disciplinares tratando-se de sabres da própria matemática.
Abstract: The objective of this work is to investigate a relationship between the conception and knowledge of sober problems and problem solving and about the integrated educational practice of former students of the Mathematics Degree Course at UFPB/Campus IV. For that, a qualitative, exploratory research and field study was developed. Five teachers from the area participated in the research, who participated in public and private schools in municipalities in the State of Paraíba. The research was developed through the application of online applications and the analysis of these teachers' lesson plans. The information was accompanied by the categories: problem, and problem resolution. The survey results revealed that five of the teachers are trained in Mathematics at Campus IV of UFPB in Rio Tinto, and one teacher is trained in Bachelor of Mathematics at Campus I at UFPB in João Pessoa. All the desired ones said that they know Problem Solving and that they make use of the proposal in their classes. All professors comment that they had contact with sober studies and Problem Solving During the Licentiate Course, they even know authors such as Polya, Dante and Lourdes de La Rosa Onuchic. About the problems, we can observe that the teachers' answers are close to what is a problem for Dante, but in practice they do not differentiate problem from exercise. We identified in the research, recognition exercises and process-problems or heuristics among the developed projects. About Problem Solving as conceptions that appear are Formulation and Problem Solving as process, goal and basic skills. Not considering problem solving as a methodological perspective. As for knowledge, lower professional knowledge related to solving problems such as teaching, the type of problem (conventional and non-conventional) and Polya's heuristic, and the use of problems with didactic resources (calculator, strips and disk of fractions) generally observed in subjects of training courses for mathematics teachers; knowledge and experiences are acquired with the teaching practice as the contexts of the problems that emerge from the contexts and the daily life of the students; curriculum knowledge, given the mention of skills related to teaching mathematical objects in teachers' plans; disciplinary knowledge in the case of knowledge of mathematics itself.
Palavras-chave: Resolução de problema
Concepções
Saberes
Prática docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27722
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mikaelapessoadasilvamousinho__TCC.pdfTCC2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mikaelapessoadasilvamousinho__TERMO.pdfTERMO232,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons