Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27729
Tipo: | TCC |
Título: | Potencialidades e limitações de propostas de ensino com uso da reta numérica como suporte para as operações básicas com números inteiros no 7º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Gonzaga, Tatiane Silva |
Primeiro Orientador: | Assis, Cibelle de Fátima Castro de |
Resumo: | Esta pesquisa se insere no campo da Educação Matemática cujo objetivo foi investigar as potencialidades e limitações de propostas de atividades com suporte da reta numérica sobre operações básicas com números inteiros no 7º ano do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa identificou-se potencialidades e limitações de propostas de diferentes recursos didáticos: um livro didático, dois recursos produzidos para professores e o software GeoGebra. Essa pesquisa, quanto aos objetivos, é exploratória, quanto aos recursos técnicos para coleta de dados é bibliográfica e de abordagem qualitativa. Foram analisadas essas propostas a partir das seguintes categorias: 1) Contempla habilidades da BNCC; 2) Trata das quatro operações na reta; 3) Diferencia o sinal de menos da operação de subtração do sinal que indica uma quantidade negativa; 4) Facilidade do uso da reta para calcular o resultado; 5) Participação do aluno na representação do resultado da operação na reta. A análise nos possibilitou entender como se trabalhar as quatro operações na reta numérica em cada proposta analisada neste trabalho. A reta numérica também ajuda os alunos a entender melhor as regras de sinais. Essa pesquisa será uma forma de mostrar para os alunos e professores a importância de entender as potencialidades e limitações do uso da reta numérica em propostas de ensino em diferentes recursos para o caso especifico das operações com números inteiros. Essas potencialidades e limitações devem estimular os professores a buscar por recursos complementares que ampliam o repertorio de propostas do professor de acordo com seus objetivos de ensino e necessidades dos seus alunos. |
Abstract: | This research is part of the field of Mathematics Education whose objective is to investigate the potential and limitations of proposed activities with the support of the number line on basic operations with integer numbers in the 7th year of elementary school. In this research, we identified potentials and limitations of proposals for different teaching resources: a textbook, two resources produced for teachers and the Geogebra software. This research, in terms of objectives, is exploratory, in terms of technical resources for data collection; it is bibliographical and has a qualitative approach. We analyzed these proposals from the following categories: 1) It includes BNCC skills; 2) It deals with the 4 operations in the number line; 3) Differentiates the minus sign from the sign subtraction operation that indicates a negative quantity; 4) Ease of using the number line to calculate the result; 5) Student participation in representing the result of the operation on the number line. The analysis allowed us to understand how to work the four operations in the number line in each proposal analyzed in this work. The number line also helps students better understand the rules of signs. This research will be a way to show students and teachers the importance of understanding the potential and limitations of using the number line in teaching proposals in different resources for the specific case of operations with integers. These strengths and limitations should encourage teachers to look for complementary resources that expand the teacher's repertoire of proposals according to their teaching objectives and the needs of their students. |
Palavras-chave: | Números inteiros Livro didático GeoGebra |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27729 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TatianeSilvaGonzaga_TCC.pdf | TCC | 2,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TatianeSilvaGonzaga_TERMO.pdf | TERMO | 194,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons