Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27731
Tipo: TCC
Título: Planejamento de ensino de matemática: aspectos identificados nos relatórios de equivalência do programa de residência pedagógica e estágio supervisionado III
Autor(es): Fernandes, Franciele Rodrigues
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo principal analisar os aspectos do planejamento para o ensino de Matemática que emergem dos registros dos residentes nas considerações finais dos relatórios de equivalência das atividades do Programa de Residência Pedagógica para o Estágio Supervisionado III. A pesquisa caracteriza-se, quanto a sua abordagem, como qualitativa, quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória, quanto aos procedimentos se trata de uma pesquisa documental. Utilizamos como instrumento de análise o Relatório de Equivalência dos residentes do Programa de Residência Pedagógica, mais precisamente, o item 4, denominado como Considerações Finais, para analisar e identificar quais os aspectos sobre planejamento, descritos pelos residentes, estão presentes em seus registros. Para realização desta análise, nos baseamos na teoria da análise de conteúdo, bem como em publicações de pesquisadores que abordam, em suas pesquisas, reflexões sobre a importância do planejamento de ensino e o ensino de Matemática. Após a análise dos relatos, identificamos na escrita dos residentes os aspectos contidos em suas falas, tais como, a importância de se planejar com base nos documentos oficiais, a busca por novas metodologias e o desenvolvimento profissional. A constituição deste trabalho nos mostrou o quanto é importante o planejamento para a formação profissional de professores de Matemática.
Abstract: This Course Completion Paper (CCP) has as main objective to analyze the planning aspects for the teaching of Mathematics that emerge from the residents' records in the final considerations of the equivalence reports of the activities of the Pedagogical Residency Program for the Supervised Internship III. The research is characterized, regarding its approach, as qualitative, regarding the objectives, the research is exploratory, regarding the procedures it is documentary research. As an analysis instrument, we used the Equivalence Report of Residents of the Pedagogical Residency Program, more precisely, item 4, called Final Considerations, to analyze and identify which aspects of planning, described by the residents, are present in their records. To carry out this analysis, we based on the theory of content analysis, as well as on publications by researchers who address, in their research, reflections on the importance of teaching planning and the teaching of Mathematics. After analyzing the reports, we identified in the residents' writing the aspects contained in their statements, such as the importance of planning based on official documents, the search for new methodologies and professional development. The constitution of this work showed us how important planning is for the professional training of Mathematics teachers.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Programa de residência pedagógica
Planejamento de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27731
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francielerodriguesfernandes_TCC.pdfTCC4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Francielerodriguesfernandes_TERMO.pdfTERMO155,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons