Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27741
Tipo: | TCC |
Título: | Estudo das razões seno, cosseno e tangente através da resolução de problemas. |
Autor(es): | Santana, Samara Vanessa Meireles de |
Primeiro Orientador: | Souza, José Fabrício Lima de |
Resumo: | Uma das grandes reclamações dos alunos com respeito ao aprendizado da matemática é saber onde aplicar estes conteúdos em seu cotidiano. O que torna o estudo da matemática algo sem muita relevância. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de sanar este problema apresentando um roteiro de ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo a partir da resolução de problemas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa em relação aos objetivos foi empregado o formato exploratório, em relação à abordagem do problema, foi utilizada o modelo de pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos utilizados caracterizou-se como pesquisa campo. O tamanho da amostra foram 12 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da região de Rio tinto-PB. Os instrumentos empregados na coleta de dados da pesquisa foi um questionário. Os resultados mostraram a importância desta forma de apresentar o conteúdo matemático, principalmente com relação a revelar ao aluno a relevância do conteúdo em áreas práticas da ciência. |
Abstract: | There are several complaints from students regarding learning mathematics and knowing where to apply these contents in their daily lives. Which makes the study of mathematics something without much relevance. Therefore, this work aims to remedy this problem by presenting a teaching script of trigonometric ratios in the right triangle from the resolution of problems. The methodology used for the development of the research in relation to the objectives was used the exploratory format, in relation to the approach of the problem, the qualitative research model was used and as for the technical procedures used it was characterized as field research. The sample size was 12 students in the 2nd year of high school at a school in the region of Rio Tinto-PB. The instruments used in the research data collection was a questionnaire. The results showed the importance of this way of presenting the mathematical content, mainly in relation to revealing to the student the relevance of the content in practical areas of science. |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Razões trigonométricas Ensino de matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27741 |
Data do documento: | 7-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
samaravanessameirelesdesantana__TCC.pdf | TCC | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
samaravanessameirelesdesantana__TERMO.pdf | TERMO | 470,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons