Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27741
Tipo: TCC
Título: Estudo das razões seno, cosseno e tangente através da resolução de problemas.
Autor(es): Santana, Samara Vanessa Meireles de
Primeiro Orientador: Souza, José Fabrício Lima de
Resumo: Uma das grandes reclamações dos alunos com respeito ao aprendizado da matemática é saber onde aplicar estes conteúdos em seu cotidiano. O que torna o estudo da matemática algo sem muita relevância. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de sanar este problema apresentando um roteiro de ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo a partir da resolução de problemas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa em relação aos objetivos foi empregado o formato exploratório, em relação à abordagem do problema, foi utilizada o modelo de pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos utilizados caracterizou-se como pesquisa campo. O tamanho da amostra foram 12 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da região de Rio tinto-PB. Os instrumentos empregados na coleta de dados da pesquisa foi um questionário. Os resultados mostraram a importância desta forma de apresentar o conteúdo matemático, principalmente com relação a revelar ao aluno a relevância do conteúdo em áreas práticas da ciência.
Abstract: There are several complaints from students regarding learning mathematics and knowing where to apply these contents in their daily lives. Which makes the study of mathematics something without much relevance. Therefore, this work aims to remedy this problem by presenting a teaching script of trigonometric ratios in the right triangle from the resolution of problems. The methodology used for the development of the research in relation to the objectives was used the exploratory format, in relation to the approach of the problem, the qualitative research model was used and as for the technical procedures used it was characterized as field research. The sample size was 12 students in the 2nd year of high school at a school in the region of Rio Tinto-PB. The instruments used in the research data collection was a questionnaire. The results showed the importance of this way of presenting the mathematical content, mainly in relation to revealing to the student the relevance of the content in practical areas of science.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Razões trigonométricas
Ensino de matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27741
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
samaravanessameirelesdesantana__TCC.pdfTCC1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
samaravanessameirelesdesantana__TERMO.pdfTERMO470,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons