Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27745
Tipo: TCC
Título: Uma investigação sobre o ensino e aprendizagem de funções logarítmicas através da utilização da modelagem matemática assistida pela programação do app inventor
Autor(es): Alves, Cassy Jones Florencio
Primeiro Orientador: Costa, Claudilene Gomes da
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar o processo de ensino e aprendizagem de funções logarítmicas através da utilização da modelagem matemática assistida pela programação do MIT App Inventor, plataforma que utiliza linguagem de programação em blocos disponibilizada gratuitamente de forma online. Além disso, o MIT App Inventor oferece a possibilidade de criar aplicativos, concedendo a criação e o seu teste. A metodologia utilizada na pesquisa, em relação à abordagem do problema, foi utilizada o modelo de pesquisa qualitativa. Em relação aos objetivos, foi empregado o formato exploratório, e em relação aos seus procedimentos técnicos, caracterizou-se como estudo de caso. Foram realizadas 2 oficinas pedagógicas, comparando a modelagem analítica com a modelagem e programação, cujo tamanho da amostra foram 62 licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. Com relação aos resultados, observou-se resultados significativos, para com a união de 2 metodologias com um propósito de aprendizado, revelando que é possível rever processos de modelagem pela programação e intensificar cada etapa pelo processo do pensamento computacional. Além disso, foi possível observar que ao agregar a ideia de pensamento computacional e a programação como forma de implementar a modelagem matemática, a mesma promoveu a experimentação do automatismo, concebendo oportunidade de revisar os processos de formulação do modelo pelo ponto de vista lógico e tecnológico, o que viabiliza a modelagem com exatidão e rigor matemático, ocasionando a perspectiva de complementos nas etapas de modelação com a programação. E assim, evidenciando sua potencialidade e sinergia, despertando o interesse do aluno pelas possibilidades de interpretação e uso, a fim de compreender os fenômenos e situações problemas, e resolvê-las utilizando o aplicativo criado a partir do modelo.
Abstract: This research aimed to investigate the teaching and learning process of logarithmic functions through the use of mathematical modeling assisted by the MIT App Inventor programming. platform in which it has its programming language in blocks available for free online. In addition, App Inventor offers the possibility to create applications, granting creation and testing. The methodology used in the research, in relation to the approach to the problem, was used qualitative research. In relation to the objectives, the exploratory format was used, and in relation to its technical procedures, it was characterized as a case study. Two pedagogical workshops were carried out, comparing analytical modeling with modeling and programming, whose sample size was 62 undergraduates from the Mathematics Degree Course at the Federal University of Paraíba - Campus IV. Regarding the results, significant results were observed, for the union of 2 methodologies for a learning purpose, revealing that it is possible to review modeling processes through programming and intensify each step, through the process of computational thinking. In addition, it was possible to observe that by adding the idea of computational thinking and programming as an implement to mathematical modeling, it promoted the experimentation of automatism, providing an opportunity to review the model formulation processes from a logical and technological point of view, which makes the modeling possible with exactitude and mathematical rigor, giving rise to the perspective of complementing the modeling steps with the programming, and thus evidencing its potential and synergy. What comes to arouse the student's interest, for the possibilities of interpretation and use, to understand the phenomena and problem situations, and to solve them, by the application created from the model.
Palavras-chave: Pensamento computacional
Modelagem matemática
Funções logarítmicas
MIT App Inventor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27745
Data do documento: 29-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CassyJonesFlorencioAlves__TCC.pdfTCC2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CassyJonesFlorencioAlves__TERMO.pdfTERMO222,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons