Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27768
Tipo: TCC
Título: Concepções de professores sobre a modelagem matemática como recurso de ensino-aprendizagem de matemática
Autor(es): Oliveira, Fernanda Keli Santos de
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa que teve como finalidade investigar quais são as concepções de professores de Matemática do Ensino Médio sobre a Modelagem Matemática como recurso de ensino-aprendizagem de Matemática, de uma escola Estadual do município de Mamanguape - PB. Na fundamentação teórica é apresentada a Modelagem Matemática, e em especial a Modelagem Matemática como recurso de ensino de Matemática, bem como as concepções dos professores sobre a Matemática, utilizamos como aportes teóricos Biembengut e Hein (2011), Biembengut (2012), Bassanezi (2002), Burak (1992), BNCC (2018), Ponte (1992), Thompson (1997) entre outros. Quanto a natureza metodológica desta pesquisa, tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e os dados foram coletados por meio de um questionário disponibilizado no Google Forms para quatro professores de Matemática. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de discurso na qual permitiu identificar nas respostas que analisadas as concepções dos professores, participantes da pesquisa, acerca da Modelagem Matemática como recurso de ensino-aprendizagem de Matemática. Como resultado importante, destaca-se a concepção mais presente nas respostas dos professores, na qual a Modelagem Matemática é compreendida como sendo um recurso de ensino que possibilita levar situações do dia a dia do estudante para a imersão no contexto escolar, tornando o ensino-aprendizagem prazeroso para os alunos e um ensino que desperta interesse pela compreensão da Matemática em aplicações reais.
Abstract: The present Course Completion Work is a research that aimed to investigate what are the conceptions of High School Mathematics teachers about Mathematical Modeling as a Mathematics teaching-learning resource, in a State school in the municipality of Mamanguape - PB. In the theoretical foundation, Mathematical Modeling is presented, and in particular Mathematical Modeling as a resource for teaching Mathematics, as well as the teachers' conceptions about Mathematics, we use as theoretical contributions Biembengut and Hein (2011), Biembengut (2012), Bassanezi ( 2002), Burak (1992), BNCC (2018), Ponte (1992), Thompson (1997) among others. As for the methodological nature of this research, it was an exploratory qualitative research and data were collected through a questionnaire made available on Google Forms for four Mathematics teachers. For the analysis, the technique of discourse analysis was used, in which it was possible to identify in the responses that analyzed the conceptions of the teachers, participants in the research, about Mathematical Modeling as a resource for teaching and learning Mathematics. As an important result, the conception most present in the teachers' responses stands out, in which Mathematical Modeling is understood as a teaching resource that makes it possible to take everyday situations of the student to the immersion in the school context, making teaching- pleasurable learning for students and teaching that arouses interest in understanding Mathematics in real applications.
Palavras-chave: Modelagem matemática
Concepções de professores
Recurso de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27768
Data do documento: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaKeliSantosdeOliveira__TCC.pdfTCC784,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FernandaKeliSantosdeOliveira__TERMO.pdfTERMO282,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons