Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Caliel Henrique dos Santos-
dc.date.accessioned2023-08-15T13:38:42Z-
dc.date.available2023-08-15T13:38:42Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27776-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) has the general objective of identifying the existing relationship between the mathematical knowledge of a mason and an engineer involved in Civil Construction activities, aiming to understand how mathematics is introduced in their routine activities, also seeking, perceiving similarities and differences in the thoughts of professionals trained in universities (formal concept) and those who are trained in life (empirical knowledge). For this development, the research is classified as applied, regarding its approach, as qualitative, regarding the objectives as exploratory and, finally, regarding the technical investigation procedures as a case study. , articles and theses on Ethnomathematics, with Ubiratan D'Ambrosio (2007) and Gerdes (2010) being some of the authors who provide the basis for our theoretical foundation. From the research it was possible to notice differences and similarities in professionals who use school mathematics, and informal mathematics, the contributions they offer to their crafts. It was also possible to verify that although unknown to them, Ethnomathematics is extremely important for learning and exercising their professions, since mathematics is fundamental in the development of their daily activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T13:38:30Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CalielHenriquedosSantosBezerra_TCC.pdf: 941118 bytes, checksum: cbbdc77deb29e0bae24ebaa2ee77efc6 (MD5) CalielHenriquedosSantosBezerra_TERMO.pdf: 208864 bytes, checksum: 59b68d0423e0ccd24373e981131afde5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T13:38:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CalielHenriquedosSantosBezerra_TCC.pdf: 941118 bytes, checksum: cbbdc77deb29e0bae24ebaa2ee77efc6 (MD5) CalielHenriquedosSantosBezerra_TERMO.pdf: 208864 bytes, checksum: 59b68d0423e0ccd24373e981131afde5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-15T13:38:42Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CalielHenriquedosSantosBezerra_TCC.pdf: 941118 bytes, checksum: cbbdc77deb29e0bae24ebaa2ee77efc6 (MD5) CalielHenriquedosSantosBezerra_TERMO.pdf: 208864 bytes, checksum: 59b68d0423e0ccd24373e981131afde5 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaberes matemáticospt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.titleContribuições dos saberes matemáticos formais e informais na construção civil : algumas aproximações com a etnomatemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 15/08/2023pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 15/08/2023pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral identificar a relação existente nos saberes matemáticos de um pedreiro e de um engenheiro envolvidos nas atividades da Construção civil, visando entender como a matemática está introduzida nas suas atividades rotineiras, buscando ainda, perceber semelhanças e diferenças nos pensamentos dos profissionais formados em universidades (conceito formal) e aqueles também que são formados na vida (saberes empíricos). Para esse desenvolvimento, a pesquisa é classificada como aplicada, quanto à sua abordagem, como qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória e, por fim, quanto aos procedimentos técnicos de investigação como estudo de caso Na busca de compreender esses conhecimentos foram realizadas pesquisas em livros, artigos e teses sobre a Etnomatemática, sendo Ubiratan D’Ambrosio (2007) e Gerdes (2010) alguns dos autores que dão base para a nossa fundamentação teórica. A partir da pesquisa foi possível notar diferenças e semelhanças em profissionais que utilizam a matemática escolar, e a matemática informal, as contribuições que oferecem para seus ofícios. Também foi possível constatar que embora desconhecida por eles, a Etnomatemática é de extrema importância para a aprendizagem e o exercício de suas profissões, uma vez que a matemática é fundamental no desenvolvimento de suas atividades cotidianas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CalielHenriquedosSantosBezerra_TCC.pdfTCC919,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CalielHenriquedosSantosBezerra_TERMO.pdfTERMO203,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons