Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27776
Tipo: TCC
Título: Contribuições dos saberes matemáticos formais e informais na construção civil : algumas aproximações com a etnomatemática
Autor(es): Bezerra, Caliel Henrique dos Santos
Primeiro Orientador: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral identificar a relação existente nos saberes matemáticos de um pedreiro e de um engenheiro envolvidos nas atividades da Construção civil, visando entender como a matemática está introduzida nas suas atividades rotineiras, buscando ainda, perceber semelhanças e diferenças nos pensamentos dos profissionais formados em universidades (conceito formal) e aqueles também que são formados na vida (saberes empíricos). Para esse desenvolvimento, a pesquisa é classificada como aplicada, quanto à sua abordagem, como qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória e, por fim, quanto aos procedimentos técnicos de investigação como estudo de caso Na busca de compreender esses conhecimentos foram realizadas pesquisas em livros, artigos e teses sobre a Etnomatemática, sendo Ubiratan D’Ambrosio (2007) e Gerdes (2010) alguns dos autores que dão base para a nossa fundamentação teórica. A partir da pesquisa foi possível notar diferenças e semelhanças em profissionais que utilizam a matemática escolar, e a matemática informal, as contribuições que oferecem para seus ofícios. Também foi possível constatar que embora desconhecida por eles, a Etnomatemática é de extrema importância para a aprendizagem e o exercício de suas profissões, uma vez que a matemática é fundamental no desenvolvimento de suas atividades cotidianas.
Abstract: This Course Completion Work (TCC) has the general objective of identifying the existing relationship between the mathematical knowledge of a mason and an engineer involved in Civil Construction activities, aiming to understand how mathematics is introduced in their routine activities, also seeking, perceiving similarities and differences in the thoughts of professionals trained in universities (formal concept) and those who are trained in life (empirical knowledge). For this development, the research is classified as applied, regarding its approach, as qualitative, regarding the objectives as exploratory and, finally, regarding the technical investigation procedures as a case study. , articles and theses on Ethnomathematics, with Ubiratan D'Ambrosio (2007) and Gerdes (2010) being some of the authors who provide the basis for our theoretical foundation. From the research it was possible to notice differences and similarities in professionals who use school mathematics, and informal mathematics, the contributions they offer to their crafts. It was also possible to verify that although unknown to them, Ethnomathematics is extremely important for learning and exercising their professions, since mathematics is fundamental in the development of their daily activities.
Palavras-chave: Saberes matemáticos
Etnomatemática
Construção civil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27776
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CalielHenriquedosSantosBezerra_TCC.pdfTCC919,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CalielHenriquedosSantosBezerra_TERMO.pdfTERMO203,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons