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metadata.dc.type: TCC
Title: Autismo e educação
metadata.dc.creator: Alves, Abigail de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Janine Marta Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Seabra, Magno Alexon Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Jusselino Filho, Pedro
metadata.dc.description.resumo: O autismo é uma síndrome de origens ainda desconhecidas, e é um tema de grande discussão entre vários teóricos. Caracterizado por apresentar dificuldade de interação social, na linguagem e no comportamento, acomete um grupo de pessoas com deficiência, tendo seu direito acobertado por lei pela Educação Especial e Inclusiva nas escolas de ensino regular. O objetivo desse trabalho foi o de analisar quais os métodos que podemos trabalhar no sistema educacional com as crianças e de conhecer melhor as questões relevantes acerca do autismo, às leis que acobertam essas pessoas e as possibilidades de intervenções pedagógicas com essas crianças. Para isso foram escolhidos os quatros métodos mais utilizados: ABA, PECS, TEACCH E SUN-RISE. A metodologia utilizada nesse trabalho foi um estudo de um caso de uma criança autista de sete anos de idade, matriculada no 1o Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de João Pessoa. Mediante as observações, o indivíduo abordado no estudo demonstrou dificuldade de sociabilização, de executar algumas atividades de leitura proposta pela professora e de desempenhar com bastante facilidade atividades com software e mapas.
Abstract: Autism is a syndrome of unknown origins yet, and is a topic of great discussion among various theorists. Characterized by having difficulty with social interaction, language and behavior, affects a group of people with disabilities, and covered up their right under the law for Special and Inclusive Education in mainstream schools. The aim of this study was to analyze which methods can work in the educational system with children and to better understand the relevant issues about autism, the laws that cover up these people and the possibilities of pedagogical interventions with these children. ABA, PECS, TEACCH AND SUN-RISE: for that the four most commonly used methods were chosen. The methodology used in this work was a study of a case of an autistic child seven years of age, enrolled in the 1st year of Primary Education of Municipal João Pessoa. Of observations, the individual approached the study demonstrated the difficulty of socialization, to perform some activities proposed by the teacher reading and play activities quite easily with software and maps.
Keywords: Autismo
Práticas Pedagógicas
Educação
Autism
Pedagogical Practices
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2778
Issue Date: 8-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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