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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27783
Tipo: | TCC |
Título: | O uso de materiais didáticos manipulativos no ensino da matemática para individuos com transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Silva, Maria Thays Almeida da |
Primeiro Orientador: | Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves |
Resumo: | O indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido como autismo, embora possua uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico e que implica em mudanças comportamentais e de aprendizagem, não está impedido de se desenvolver de forma plena, por meio de um auxílio necessário, sendo capaz de exercer seus direitos e deveres e contribuir para o crescimento da sociedade. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo geral investigar como os Materiais Didáticos Manipulativos podem auxiliar no processo de aprendizagem da matemática dos indivíduos diagnosticados com Transtorno Espectro Autista. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de obter uma maior compreensão sobre o assunto, e um estudo de caso, para realizar as análises necessárias que correspondem ao objetivo, com uma criança de oito anos de idade, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista desde os sete anos. Essa pesquisa apresenta a necessidade de estudos no âmbito educacional envolvendo o Transtorno do Espectro Autista e traz em seu referencial o contexto histórico do Transtorno do Espectro Autista, sua relação com a matemática e sua legislação educacional, além das concepções sobre o Material Didático Manipulativo, as habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular, sua aplicação no desenvolvimento educacional de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista e um mapeamento de estudos sobre essa área. Como resultado final, destacamos o uso do Material Didático Manipulativo como um recurso capaz de promover uma aprendizagem com significado a indivíduos com esse transtorno, pois, a partir dele, a aluna obteve uma maior compreensão em relação ao conceito de agrupamento, criou novas estratégias para realizar o processo de contagem de forma correta e conseguiu realizar a identificação da dezena, ou seja, o uso desse recurso no âmbito educacional estimulou a curiosidade e criticidade da aluna, desenvolvendo sua autonomia e, consequentemente, contribuindo em sua forma. |
Abstract: | he individual with Autism Spectrum Disorder (ASD), also known as autism, although they have a condition that affects neurological development and implies behavioral and learning changes, they are not prevented from developing fully, through a necessary help, being able to exercise their rights and duties and contribute to the growth of society. Therefore, the present essay had as general objective to investigate how Manipulative Teaching Materials can help in the process of learning mathematics of individuals diagnosed with Autistic Disorder. For that, a bibliographic research was carried out, in order to obtain a greater understanding of the subject, and a case study, to carry out the necessary analysis that correspond to the objective, with an eight-year-old child diagnosed with Autistic Spectrum Disorder since the age of seven. This research presents the need for studies in the educational field involving Autistic Spectrum Disorder and brings in its reference the historical context of Autistic Spectrum Disorder, its relationship with mathematics and its educational legislation, in addition to the conceptions about the Manipulative Didactic Material, the skills presented in the National Curricular Common Base, its application in the educational development of individuals with Autistic Spectrum Disorder and a mapping of studies on this area. As a final result, we highlight the use of Manipulative Didactic Material as a resource capable of promoting meaningful learning to individuals with this disorder, because, from it, the student obtained a greater understanding of the concept of grouping, created new strategies to perform the counting process correctly and was able to identify the ten. In other words, the use of this resource in the educational context estimulated the student's curiosity and criticality, developing her autonomy and, consequently, contributing to her formation. |
Palavras-chave: | Ensino da matemática Transtorno do espectro autista Material didático manipulativo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27783 |
Data do documento: | 10-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
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