Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27785
Tipo: | TCC |
Título: | Critérios de avaliação para videoaulas na sala de aula invertida: o caso do ensino sobre semelhança de triângulos na preparação para o exame nacional do ensino médio |
Autor(es): | Mendes, Rodrigo Klynsmann Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Assis, Cibelle de Fátima Castro de |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso- TCC discute a temática o uso de videoaulas em Matemática na metodologia da sala de aula invertida. Tem como objetivo geral criar critérios para análise de potencialidades e limitações uma videoaula sobre semelhança de triângulos na proposta da sala de aula invertida para aulas de matemática. A motivação para esse TCC surgiu da experiência como professor e proprietário do canal do cursinho pré-vestibular RK Matemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória quanto aos objetivos e um estudo de caso para a coleta de informações. Para tanto, nós apoiamos nos referenciais teóricos que discutem sobre a Sala de Aula invertida – SAI, sobre o ensino híbrido, sobre videoaulas e vídeo. Também fizemos consulta na plataforma Youtube para levantar possíveis critérios, assim como videoaulas sobre semelhança de triângulos disponíveis. Esses referenciais deram suporte para a elaboração de critérios. Críamos 7 critérios organizados nas dimensões técnica (3 critérios que são a qualidade de imagem e do áudio, iluminação e edição do vídeo), matemática (2 critérios, o conhecimento do professor da matemática e a organização sistemática da apresentação do conteúdo) e na dimensão pedagógica (2 critérios, uso pelo professor das tecnologias para o ensino, relação do vídeo com a aula presencial/híbrida e tempo do vídeo. Após essa etapa de levantamento de critérios para criação e avaliação de uma videoaula, partimos para a criação de uma videoaula para o canal RK sobre semelhança de triângulos seguida de sua implementação na metodologia da SAI no modelo híbrido. Por fim, a aplicação e teste dos critérios criados para análise de potencialidades e limitações da videoaula para o processo de ensino e aprendizagem sobre semelhança de triângulos a partir dos critérios levantados. Finalmente, encerramos refletindo sobre a necessidade de continuidade dessa pesquisa com o teste dos critérios e produção de mais material sobre a temática visto a escassez de material para estudos e pesquisas de professores de Matemática. |
Abstract: | This Course Final Work - CFK addresses the theme of use of video classes in Mathematics in the inverted classroom methodology. The general objective is to create criteria to analyze the potential and limitations of a video lesson on similarity of triangles in a proposal of an inverted classroom for mathematics classes. The motivation for this CFK came from his experience as a teacher and channel owner of the RK Mathematics pre-university course. It is a research with a qualitative approach, exploratory regarding the objectives and a case study for the collection of information. For this, we have theoretical references that discuss the Inverted Classroom - SAI, about or hybrid teaching, in video-class and video. We also carry out consultations on the Youtube platform to survey possible criteria as well as video classes on similarity of triangles available. These references provide support for the elaboration of criteria. We created 7 criteria organized in the technical dimension (3 criteria that are related to image and audio quality, lighting and video editing), mathematics (2 criteria, that is, the knowledge of the mathematics teacher and the systematic organization of the content presentation) and the dimension (2 criteria, teacher use of technologies for teaching, relationship of video with face-to-face/hybrid classroom and video time. After this step of surveying criteria for creating and evaluating a video class, we started to create a video - classroom of the RK channel on similarity of triangles followed by its implementation in the SAI methodology in a hybrid model similarity of triangles from two raised criteria Finally, we end by reflecting on the need to continue the research as it tests two criteria and production of more material on the subject due to the scarcity of material for studies and research by mathematics teachers. |
Palavras-chave: | Sala de aula invertida Matemática videoaula |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27785 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RodrigoKlynsmannRodriguesMendes_TCC.pdf | TCC | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
RodrigoKlynsmannRodriguesMendes_TERMO.pdf | TERMO | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons