Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27788
Tipo: TCC
Título: Avaliação da aprendizagem em matemática no sistema remoto no município de Rio Tinto-PB
Autor(es): Gonçalves, Suzana dos Santos
Primeiro Orientador: Dias, Graciana Ferreira
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo geral investigar os instrumentos e métodos avaliativos utilizados por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Rio Tinto-PB. Além disso, como um dos objetivos específicos almeja-se compreender as principais dificuldades enfrentadas pelos professores de Matemática para avaliar a aprendizagem durante o ensino remoto. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, caracterizada como estudo de caso. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário online com perguntas abertas e perguntas de múltipla escolha. Foram interlocutores da pesquisa seis professores de Matemática que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental do município de Rio Tinto-PB. O aporte teórico da pesquisa constituise de autores como: Luckesi (2002, 2011); Hoffmann (2009); Sacristán (2007); Melo (2019); Rabelo (2004); Dante (2018) e outros. Os resultados apontam que os métodos e instrumentos avaliativos utilizados por professores de Matemática durante as aulas online foi mais uma oportunidade para refletir que eles precisam levar em consideração o contexto das aulas remotas. Quanto aos professores, dentre as principais dificuldades enfrentadas, encontram-se o desinteresse dos alunos, falta de equipamentos e falta de apoio da família.
Abstract: The present work had the general objective to investigate the instruments and evaluation methods used by Mathematics teachers, in the final years of Elementary School in public schools in the city of Rio Tinto-PB. In addition, as one of the specific objectives, it was desired to understand the main difficulties faced by Mathematics teachers, to assess learning during remote teaching. The methodology was of a qualitative nature, characterized as a case study. The research instrument used was an online questionnaire with open-ended questions and multiple-choice questions. The research interlocutors were six Mathematics teachers who teach in the final years of Elementary School in the municipality of Rio Tinto-PB. The theoretical contribution of the research consists of authors such as: Luckesi (2002, 2011); Hoffmann (2009); Sacristán (2007); Melo (2019); Rabelo (2004); Dante (2018) and others. The results indicate that we investigated the methods and evaluative instruments that Mathematics teachers used during online classes, it was another opportunity to reflect that such fears need to take into account the context of remote classes. As for the teachers, among the main difficulties faced, there is the lack of interest of the students, lack of equipment and family support.
Palavras-chave: Instrumentos avaliativos
Métodos avaliativos
Avaliação da aprendizagem em matemática
Avaliação no ensino remoto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27788
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SuzanadosSantos Gonçalves_TCC.pdfTCC488,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SuzanadosSantosGonçalves_TERMO.pdfTERMO190,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons