Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27795
Tipo: TCC
Título: Análise de erros na resolução de atividades didáticas sobre semelhança de figuras
Autor(es): Silva, Luana Cardoso da
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: Essa pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar os erros cometidos por alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, em atividades didáticas sobre Semelhança de Figuras, que envolvem o uso materiais didáticos manipulativos, como também discutir como esses erros podem contribuir para a prática docente. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise de duas atividades didáticas que foram respondidas por 21 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no município de Rio Tinto/PB. As atividades são parte integrante de um projeto de ensino do PROLICEN/UFPB do ano de 2017. O projeto trabalhou, de modo geral, os conteúdos de Razão e Proporção, Teorema de Tales, Semelhança de Figuras e Semelhança de Triângulos, em atividades didáticas utilizando diferentes materiais didático-pedagógicos. Após a realização de uma avaliação nessas atividades didáticas, para o relatório final do projeto, foram identificados alguns erros cometidos, de forma constante, pelos alunos da turma que responderam as atividades de Semelhança de Figuras, com o auxílio de materiais manipulativos, e que precisavam ser analisados com mais profundidade. A metodologia dessa pesquisa de TCC está caracterizada como estudo de caso de abordagem qualitativa e natureza exploratória. Para embasar nossa pesquisa nos apoiamos nos estudos de Cury (2008) e Pinto (2000) com relação à análise de erros em Matemática, nos PCN (BRASIL, 1998), RCEPB (PARAÍBA, 2010) e BNCC (BRASIL, 2018) com relação a Semelhança de Figuras. Os resultados mostraram que os erros mais cometidos foram erros devido à falta de habilidade em manipulação do material didático, erros na dificuldade de leitura, dificuldades em estabelecer relação de proporcionalidade, dificuldade de visualização, associação incorreta entre polígonos, dificuldade em seguir instruções. Também foi possível perceber que a análise de erros traz diversas contribuições para a prática docente, pois o professor, ao identificar o erro e distinguir a natureza de cada um deles, pode aperfeiçoar suas metodologias e pode fazer com que esses erros se tornem elementos de reflexão e aprendizagem.
Abstract: The aim of this research paper is to analyze the mistakes made by students of a 9th grade elementary school, in similarities in Figure didactic activities, involving the use of manipulative didactic materials, as well as discuss how These errors can contribute to teaching practice. The research was developed from the analysis of two didactic activities that were answered by 21 students of the 9th grade of elementary school of a state public school in Rio Tinto / PB. The activities are an integral part of a PROLICEN/UFPB teaching project of 2017. The project worked in 2017 on the subjects of Reason and Proportion, Tales Theorem, Similarity of Figures and Similarity of Triangles. in didactic activities using different pedagogical didactic materials. After an evaluation of these didactic activities, for the final report of the project, some errors were identified that were consistently made by the students of the class who responded the similarity of figures activities, with the help of manipulative materials, and that needed to be In-depth analysis. To support our research, we rely on the studies of Cury (2008), Pinto (2000) regarding the analysis of errors in Mathematics, the NCP (BRAZIL, 1998), RCEPB (PARAÍBA, 2010), BNCC (BRAZIL, 2018) with relation to similarity of figures. The methodology of this research is characterized as a case study of qualitative approach and exploratory nature. The results show that the most common mistakes were errors due to lack of ability to manipulate MD, reading difficulty, difficulties in establishing proportionality relationship, difficulty in visualization, incorrect association between polygons, difficulty in following instructions. It was also possible to realize that the error analysis brings several contributions to the teaching practice, because the teacher, by identifying the error and distinguishing the nature of each one of them, he perfects his methodologies and making these errors become elements of reflection and learning.
Palavras-chave: Análise de erros
Ensino de geometria
Semelhança de figuras
Ensino fundamental
Atividades didáticas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27795
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuanaCardosodaSilva_TCC.pdfTCC2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LuanaCardosodaSilva_TERMO.pdfTERMO82,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons