Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27826Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Medeiros, Angélica Michele Santos de | - |
| dc.date.accessioned | 2023-08-16T17:51:33Z | - |
| dc.date.available | 2023-08-16T17:51:33Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27826 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-16T17:51:18Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TCC.pdf: 1849296 bytes, checksum: 879c95af3f82567bbc94f797f7638426 (MD5) AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TERMO.pdf: 408714 bytes, checksum: c49db3a72af75d0fa043ef287d1a386d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-16T17:51:33Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TCC.pdf: 1849296 bytes, checksum: 879c95af3f82567bbc94f797f7638426 (MD5) AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TERMO.pdf: 408714 bytes, checksum: c49db3a72af75d0fa043ef287d1a386d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-16T17:51:33Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TCC.pdf: 1849296 bytes, checksum: 879c95af3f82567bbc94f797f7638426 (MD5) AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TERMO.pdf: 408714 bytes, checksum: c49db3a72af75d0fa043ef287d1a386d (MD5) Previous issue date: 2021-12-03 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Língua estrangeira | pt_BR |
| dc.subject | Formação | pt_BR |
| dc.title | Iniciação docente: um relato de experiência numa escola estadual de ensino fundamental e médio em Araruna, Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Osias, Juliene Paiva de Araújo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8221114750573831 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Lattes não recuperado em 16/08/2023 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O ensino de línguas estrangeiras no Brasil sempre foi marcado pelos interesses políticos vigentes no contexto de cada época. No início do século XXI, com o advento da globalização, fomentou-se ainda mais o interesse e até mesmo a necessidade da aquisição de uma língua estrangeira, sobretudo, para o mercado detrabalho cada vez mais competitivo e exigente. O presente relato tem como objetivo principal identificar os desafios enfrentados pelos professores de língua estrangeira (doravante LE), no início da carreira docente. Dando ênfase à experiência da aluna-professora, Angélica Michele Santos de Medeiros, estudante do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa na modalidade a Distância, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tancredo Neves (nome fictício). E, refletir sobre algumas questões pertinentes à formação, às adversidades e às práticas vivenciadas por ela no seu cotidiano escolar. No presente trabalho, abordamos as atividades que foram desenvolvidas nas aulas ministradas nas cinco turmas de Ensino Fundamental II, buscando-se desenvolver o método mais eclético e plural possível, sempre levando em consideração o feedback dos alunos. Diante do exposto, para fundamentar o presente relato, recorremos aos estudos de Leffa (1999), sobre o histórico e a evolução do ensino de LE no Brasil, foram utilizados ainda os estudos de Rodrigues (2016), sobre a formação de professores e, os estudos de Vilaça (2008) à cerca dos metodos de ensino. Por fim, outro aspecto relevante, foram as reflexões feitas da aluna-professora sobre as suas práticas pedagógicas, considerando que os futuros professores constroem a sua profissão por meio da prática de ensino. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TCC.pdf | TCC | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TERMO.pdf | TERMO | 399,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
