Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27826| Tipo: | TCC |
| Título: | Iniciação docente: um relato de experiência numa escola estadual de ensino fundamental e médio em Araruna, Paraíba |
| Autor(es): | Medeiros, Angélica Michele Santos de |
| Primeiro Orientador: | Osias, Juliene Paiva de Araújo |
| Resumo: | O ensino de línguas estrangeiras no Brasil sempre foi marcado pelos interesses políticos vigentes no contexto de cada época. No início do século XXI, com o advento da globalização, fomentou-se ainda mais o interesse e até mesmo a necessidade da aquisição de uma língua estrangeira, sobretudo, para o mercado detrabalho cada vez mais competitivo e exigente. O presente relato tem como objetivo principal identificar os desafios enfrentados pelos professores de língua estrangeira (doravante LE), no início da carreira docente. Dando ênfase à experiência da aluna-professora, Angélica Michele Santos de Medeiros, estudante do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa na modalidade a Distância, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tancredo Neves (nome fictício). E, refletir sobre algumas questões pertinentes à formação, às adversidades e às práticas vivenciadas por ela no seu cotidiano escolar. No presente trabalho, abordamos as atividades que foram desenvolvidas nas aulas ministradas nas cinco turmas de Ensino Fundamental II, buscando-se desenvolver o método mais eclético e plural possível, sempre levando em consideração o feedback dos alunos. Diante do exposto, para fundamentar o presente relato, recorremos aos estudos de Leffa (1999), sobre o histórico e a evolução do ensino de LE no Brasil, foram utilizados ainda os estudos de Rodrigues (2016), sobre a formação de professores e, os estudos de Vilaça (2008) à cerca dos metodos de ensino. Por fim, outro aspecto relevante, foram as reflexões feitas da aluna-professora sobre as suas práticas pedagógicas, considerando que os futuros professores constroem a sua profissão por meio da prática de ensino. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Ensino Língua estrangeira Formação |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27826 |
| Data do documento: | 3-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TCC.pdf | TCC | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TERMO.pdf | TERMO | 399,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
