Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27826
Tipo: TCC
Título: Iniciação docente: um relato de experiência numa escola estadual de ensino fundamental e médio em Araruna, Paraíba
Autor(es): Medeiros, Angélica Michele Santos de
Primeiro Orientador: Osias, Juliene Paiva de Araújo
Resumo: O ensino de línguas estrangeiras no Brasil sempre foi marcado pelos interesses políticos vigentes no contexto de cada época. No início do século XXI, com o advento da globalização, fomentou-se ainda mais o interesse e até mesmo a necessidade da aquisição de uma língua estrangeira, sobretudo, para o mercado detrabalho cada vez mais competitivo e exigente. O presente relato tem como objetivo principal identificar os desafios enfrentados pelos professores de língua estrangeira (doravante LE), no início da carreira docente. Dando ênfase à experiência da aluna-professora, Angélica Michele Santos de Medeiros, estudante do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa na modalidade a Distância, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tancredo Neves (nome fictício). E, refletir sobre algumas questões pertinentes à formação, às adversidades e às práticas vivenciadas por ela no seu cotidiano escolar. No presente trabalho, abordamos as atividades que foram desenvolvidas nas aulas ministradas nas cinco turmas de Ensino Fundamental II, buscando-se desenvolver o método mais eclético e plural possível, sempre levando em consideração o feedback dos alunos. Diante do exposto, para fundamentar o presente relato, recorremos aos estudos de Leffa (1999), sobre o histórico e a evolução do ensino de LE no Brasil, foram utilizados ainda os estudos de Rodrigues (2016), sobre a formação de professores e, os estudos de Vilaça (2008) à cerca dos metodos de ensino. Por fim, outro aspecto relevante, foram as reflexões feitas da aluna-professora sobre as suas práticas pedagógicas, considerando que os futuros professores constroem a sua profissão por meio da prática de ensino.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ensino
Língua estrangeira
Formação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27826
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TCC.pdfTCC1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AngélicaMicheleSantosdeMedeiros_TERMO.pdfTERMO399,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons