Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27900
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O uso da internet como ferramenta no ensino da língua inglesa: as aulas remotas e educação a distância em tempos de pandemia da COVID-19
Autor(es): Santos, Jakeline Pereira Cunha
Resumo: No início do ano de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o novo cenário mundial como pandêmico, em decorrência da doença causada pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2), exigindo medidas de isolamento social, em decorrência de seu alto poder de contágio. Esse fato provocou mudanças significativas nas relações entre os indivíduos, nos processos de trabalho e ensino. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo entender a distinção entre Ensino Remoto e Educação a Distância durante o período da pandemia da COVID-19 no Brasil, baseado nas aulas referentes ao ensino da língua Inglesa nas escolas de ensino médio. Para tanto, nos ancoramos em estudos de Gusso et al. (2020), Alves (2020), Guerreiro (2011), Santos et al. (2021), dentre outros. O percurso metodológico foi traçado, recorrendo-se à pesquisa bibliográfica. Portanto, utiliza-se de uma abordagem descritiva e qualitativa. Os resultados evidenciaram que as aulas do ensino remoto na área de Língua Inglesa foram, em parte, satisfatórias, haja vista os resultados encontrados na busca bibliográfica sistemática sobre a nova forma de ensino a que os alunos estão submetidos, entretanto, eles enfatizaram que há a necessidade de que os professores procurem metodologias de ensino diferenciadas e mais dinâmicas, a fim de tornar os momentos síncronos e assíncronos das aulas remotas um pouco mais interessantes.
Abstract: At the beginning of 2020, the World Health Organization (WHO) classified the new world scenario as a pandemic, due to the disease caused by the new Coronavirus (SARS-COV-2), requiring measures of social isolation, due to its high contagious power. This fact provoked significant changes in the relationships between individuals, in the work and teaching processes. In this context, this study aims to understand the distinction between Remote Teaching and Distance Education during the period of the covid 19 pandemic in Brazil, based on classes related to the teaching of the English language in high schools. To this end, we rely on studies by Gusso et al (2020), Alves (2020), Guerreiro (2011), Santos et al (2021), among others. The methodological course was traced, resorting to bibliographic research. Therefore, it uses a descriptive 4 and qualitative approach. The results showed that the remote teaching classes in the area of English were, in part, satisfactory, given the results found in the systematic bibliographic search on the new form of teaching to which students are submitted, however, they emphasized that there is a need for teachers to look for differentiated and more dynamic teaching methodologies in order to make the synchronous and asynchronous moments of remote classes a little more interesting.
Palavras-chave: Ensino remoto
Educação a distância
Língua inglesa
Pandemia Covid-19
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27900
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JakelinePereiraCunhaCampos__TCC.pdfTCC809,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JakelinePereiraCunhaCampos__TERMO.pdfTERMO266,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons