Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27908
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Multiletramento e ensino de língua inglesa: implicações pedagógicas
Autor(es): Santos, Marlon Costa Almeida
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre questões de multiletramento na prática docente, diante do contexto atual e globalizado, em que os meios digitais, junto às tecnologias de informação e comunicação, estão presentes no cotidiano escolar. Diante desse cenário, discutiremos a relação entre multiletramento e formação docente, em especial o docente de língua inglesa. Os multiletramentos têm exigido do professor maior versatilidade, pois o leitor de hoje deve se capacitar para a interpretação dos diferentes modelos de textos e para a construção dos significados. A reflexão contida neste artigo destaca as relações entre multiletramento e formação docente, bem como multiletramento e multimodalidade, ancoradas nas contribuições de Rojo (2009, 2012) e Simone Silva (2012).
Abstract: This paper aims to reflect upon issues of multiliteracy related to teaching practice, given the current and globalized context, in which digital media, together with communication technologies, are present in school context. In this scenario, we will discuss the relationship between multiliteracy and teacher formation, especially the English language teacher. Multiliteracies have demanded a greater versatility from the teacher, since the current reader must be trained in the interpretation of different texts and in the construction of meanings. The reflection contained in this article highlights the relationships between multiliteracy and teacher training, as well as multiliteracy and multimodality, which have been supported by the contributions from Rojo (2009, 2012) and Simone Silva (2012).
Palavras-chave: Língua inglesa
Multiletramento
Prática docente
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27908
Data do documento: 27-Jun-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarlonCostaAlmeidaSantos__TCC.pdfTCC405,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MarlonCostaAlmeidaSantos__TERMO.pdfTERMO164,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons