Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27909
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexões sobre os desafios no ensino da língua inglesa na rede pública: o olhar de um professor de ensino fundamental II
Autor(es): Moura, Massilon Nunes
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a percepção de um professor do ensino fundamental II sobre os desafios no ensino de língua inglesa. Para fundamentar esta investigação, nos baseamos nos estudos sobre o ensino de inglês no ensino fundamental II da escola pública, MARZARI; GEHRES, 2015, p. 15; CELANI, 2009, a Base Nacional Comum Curricular e o ensino de língua inglesa (BRASIL, 1998, BRASIL, 2000; PAIVA,2009), e Competência Comunicativa (HYMES 1971, SAVGNON,1972; WIDDOWSON 1991). O presente estudo é caracterizado como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário. Este instrumento foi respondido por um professor de língua inglesa do ensino fundamental II, de uma escola pública do município de Campina Grande/PB. Os resultados demonstram inúmeras dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, o que tem impactado diretamente no ensino do idioma.
Abstract: The present work intends to to analyze the perception of an elementary school teacher II about the challenges in the teaching of English language. To fundamental this investigation, we base ourselves on studies on the teaching of English in elementary school II of the public school MARZARI; GEHRES, 2015, p. 15; CELANI, 2009, the National Curricular Common Base and the teaching of English language Brazil, 1998; BRASIL, 200; PAIVA, 2009, and Competencies Communicative ,Hymes 1971; SAVIGNON, 1972; Widdowson 1991. The present study is characterized as a qualitative research, whose exploratory data instrument was used. An English language teacher of elementaryschool II answered this instrument, from a public school in the city of Campina Grande/PB. The results have difficulties in the teaching-learning process, which has hada direct impact on language teaching.
Palavras-chave: Língua inglesa
Formação dos professores
escola pública
competência comunicativa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27909
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MassilonNunesMoura__TCC.pdfTCC518,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MassilonNunesMoura__TERMO.pdfTERMO307,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons