Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27936| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Capa de revista: um gênero rico para a sala de aula |
| Autor(es): | Rios, Thiane Marjorie Miranda |
| Resumo: | A pesquisa se propõe a discutir a investigação dos gêneros discursivos em discursos formais e informais em sala de aula. Após leituras sobre o tema, veio o questionamento: o trabalho em sala de aula com os gêneros do discurso dentro de uma linguagem formal e informal é imprescindível para o melhor domínio da produção escrita? Supôs-se que os gêneros do discurso utilizados no discurso formal e informal, quando trabalhados em sala de aula com os alunos, podem melhorar a escrita deles. Por isso, é interessante que os alunos conheçam um pouco da gama de gêneros discursivos, especificamente a capa de revista, e se relacionem com ela, pois essa intimidade será feita na interação ao longo da vida, e a prática em sala de aula possibilita esse suporte com os diferentes gêneros. Por fim, esse estudo mostrou que o gênero capa de revista abordado em sala de aula pode melhorar a capacidade discursiva dos indivíduos e, com isso, a elaboração de um discurso claro. |
| Abstract: | The research aims to discuss the investigation of discourse genres in the formal and informal speeches in the classroom. After reading about the topic, the question arose: is classroom work with the genres of discourse within a formal and informal language essential for the best domain of written production? It is assumed that the speech genres used in formal and informal speech, when worked in the classroom with students, can improve their writing. Therefore, it is interesting that students know the range of discursive genres, specifically the magazine cover and relate to it, as this intimacy will be made in the interaction throughout life and the classroom practice allows this support with different genders. Finally, this study shows that the magazine cover genre approached in the classroom can improve the discursive capacity of individuals and, with that, the elaboration of a clear discourse. |
| Palavras-chave: | Gênero do discurso Sala de aula Capa de revista |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27936 |
| Data do documento: | 2-Jul-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ThianeMarjorieMirandaRios__TCC.pdf | TCC | 660,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| ThianeMarjorieMirandaRios__TERMO.pdf | TERMO | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
