Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27945
Tipo: Artigo de Periódico
Título: ldentificação dos efeitos cognitivos na matriz curricular do curso de ciência contábeis à luz da abordagem comportamental
Autor(es): Miranda Júnior, José de Sousa
Resumo: O presente trabalho visa identificar os efeitos cognitivos na matriz curricular do Curso de Ciência Contábeis, da UFPB, Campus IV, à luz da abordagem comportamental. Essa aproximação surgiu para entender os efeitos comportamentais no processo de tomada de decisão, como também o julgamento das informações geradas para os setores administrativo e financeiro das organizações. Com isso, dentro do processo de tomada de decisão vem a análise da capacidade heurística do ser humano, que pode facilitar e agilizar a tomada de decisão, mas também pode afetar a racionalidade tanto de quem gera a informação como do usuário que tem que tomar a decisão e fazer o julgamento das informações. Neste sentido o presente estudo versa-se sobre uma pesquisa bibliográfica, de caráter documental, com aspectos explicativos, revelando aspectos da ferramenta virtual do Curso de Contábeis (UFPB/Campus IV), para compor os dados pertinentes a pesquisa documental. Conclui-se que tais disciplinas, como: da Ciência Social aplicada associada a Ciência Contábil são relevantes para a prática da contabilidade, no meio profissional e acadêmico, especialmente para a universidade por propiciar um campo de pesquisa amplo, e interdisciplinar, para o discente e o profissional atuante, pela oportunidade de servir como um causador de oportunidade do avanço cognitivo desse profissional contábil, buscando por capacitações e especializações na ampliação do seu campo de visão comportamental e cognitivo sobre suas atividades cotidianas dentro do curso contábil, ainda que seguindo o entendimento de que o comportamento é um fator observável, focando na definição do movimento behaviorista estando focalizado no estudo voltado ao comportamento, aos aspectos cognitivos, emocionais e fisiológicos, focando nas atividades e no bem estar dos indivíduos.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Contabilidade comportamental
Ciências contábeis
UFPB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27945
Data do documento: 9-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosédeSousaMirandaJúnior__TCC.pdfTCC446,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JosédeSousaMirandaJúnior__TERMO.pdfTERMO239,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons