Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27959
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A relevância da monitoria nas disciplinas específicas de contabilidade da UFPB campus IV educação contábil
Autor(es): Jeronimo, Josué Alves
Resumo: A monitoria é uma prática das instituições de ensino superior que incentiva assim como permite que os estudantes vivenciem experiências conferidas pelas universidades para que desenvolvam uma formação adequada diante das exigências do seu futuro campo de atuação. Esta prática é uma ferramenta muito eficaz na orientação dos graduandos, uma vez que, a sua importância está correlacionada ao processo de aprendizado do monitor, além de aprofundar seus conhecimentos na disciplina de Contabilidade, desenvolvendo assim, a sua capacidade de análise crítica. O aluno-monitor além de complementar os seus conhecimentos, ele ainda compartilha experiências com a comunidade acadêmica. Sendo assim, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é analisar a relevância da monitoria nas disciplinas específicas de contabilidade da UFPB campus IV, bem como, demonstrar a contribuição exercida pela monitoria na construção do conhecimento junto aos alunos do curso. Para alcançar o objetivo geral desta pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo do tipo quantitativa, onde foi utilizado um questionário semiestruturado por meio de uma plataforma digital, englobando a coleta e/ou registro de dados, com os participantes desta pesquisa. Desta forma, justifica-se que a inserção da Monitoria nas Instituições de Ensino Superior tem se tornado uma ferramenta indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. Pois, de acordo com os resultados, mais da metade dos respondentes da pesquisa fazem o uso da monitoria, isso implica observar a importância desta na formação dos alunos, além de, vivenciarem experiências para que desenvolvam uma formação adequada diante das exigências do seu futuro campo de atuação.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Monitoria
Contabilidade
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27959
Data do documento: 10-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosueAlvesJeronimo__TCC.pdfTCC423,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JosuéAlvesJeronimo__TERMO.pdfTERMO192,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons