Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2798
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças
metadata.dc.creator: Lima, Evânia Alves de
Nascimento, Maria Aparecida Ezequiel do
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar se as atividades lúdicas têm influências no processo de desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, bem como verificar quais atividades lúdicas existem na instituição pesquisada e, consequentemente, a identificação dos espaços e equipamentos disponíveis para a realização das atividades. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através de observações e questionário. A instituição pesquisada foi um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI), localizado na cidade de João Pessoa. Nas observações tivemos a colaboração de três professoras, mas apenas duas responderam o questionário. As quatro monitoras contribuíram tanto nas observações quanto no questionário. A pesquisa foi realizada nas quatro turmas do CREI, Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II. Nossa análise foi baseada no registro das visitas nas quatro turmas, e com base nos resultados dos questionários realizados com as duas professoras e as quatro monitoras. A partir das análises dos dados obtidos, constatamos que os participantes da pesquisa têm conhecimento da importância do lúdico para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem das crianças.
Abstract: The present study aimed to investigate whether recreational activities have influences on physical and cognitive development of children process and see what fun activities are in the research institution and, therefore, identification of spaces and equipment available to carry out the activities. The methodology was qualitative research, through observations and a questionnaire. The research institution was a Reference Center for Early Childhood Education (CREI), located in the city of João Pessoa. In remarks had the collaboration of three teachers, but only two of them answered. The four monitors contributed both in observations and in the questionnaire. The survey was conducted in the four classes of CREI, I Maternal, Maternal II, Pre I and Pre II. Our analysis was based on the record of visits in the four classes, and based on the results of surveys conducted with two teachers and four monitors. From the analysis of the data obtained, we found that survey participants are aware of the importance of playfulness to the development of the teaching-learning process of children.
Keywords: Lúdico
Educação Infantil
Desenvolvimento da Criança
Playfulness
Early Childhood Education
Child Development
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2798
Issue Date: 19-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EAL10102014.pdf283,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.