Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2806
Tipo: | TCC |
Título: | Desafios de ensinar inglês para pessoas com deficiência visual no Instituto dos Cegos da Paraíba: analisando os materiais didáticos |
Autor(es): | Alves, Gabriela Lyra |
Primeiro Orientador: | Dialectaquiz, Andréa Burity |
Resumo: | Para essa pesquisa, meu objeto a ser estudado foram os materiais didáticos nas aulas de inglês no Instituto dos Cegos da Paraíba. Porém não se resume somente a isso, também procuro, no primeiro momento, fazer um apanhado geral do da história das conquistas das pessoas com deficiência (não somente a visual). Com isso seguimos para a análise de se o correto é “cego” ou “pessoa com deficiência visual” e em seguida vamos para a diferença entre cegueira e baixa visão. Dito isso, chega a hora de conhecer um pouco do Instituto em si. No segundo momento falamos sobre o ensino de língua inglesa como língua estrangeira, com isso iremos falar um pouco sobre as diferenças entre os alunos e que devem ser consideradas na hora da aula. Também se fala sobre as estratégias de aprendizagem para os alunos com deficiência visual e o que um professor de inglês como língua estrangeira deve fazer para dar aula para alunos cegos. No terceiro e último momento temos como tema o material didático para o ensino da língua inglesa, onde primeiramente veremos um apanhado geral e em seguida um olhar mais específico, voltados para os materiais didáticos de língua inglesa no Instituto. Com o fim do último momento teremos a conclusão. Esta pesquisa foi feita através de pesquisas feitas em livros, monografia, artigos e até mesmo coletando dados com as pessoas que trabalham no Instituto. Por ser uma estagiária do local há dois semestres, algumas coisas também foram escritas através das minhas observações e experiência lá vividas. |
Abstract: | This research aims to study the didactic materials used in the english classes at Instituto dos Cegos da Paraíba. But is not only that, I also aim, in the first moment to show, in a general way, the history and conquests of disable people (not only the visual impairment). Having said that, the following topic is about the correct term, if it is “blind” or “visual impaiment” and then we go on to the difference of blindness and low vision. Then we will know a little bit of the institution itself. In the second moment we will talk about the teaching of english as a foreign language and for that firs we will talk about the diferences from student to student and what we, teachers, need to consider in class. We will also talk about the different types of leraning startegies for blind students and what na english teacher as a foreign language should do when giving class for people with visual impairment. In the third and last moment, the theme is ditactic material for the teaching of english, in which firstly we will talk about it in a more general way and then in a more specific way we will turn our eyes to the materials in in the english classes at the institute. Right after that we have the conclusion. This research was done by the support of books, monographs, articles and even by colecting informations with the help of people who work at the institute. Being, myself, a intern in the place for two semesters in a row some of the thing written were also by the experiences that I had and observations that I made. |
Palavras-chave: | Materiais didáticos Deficiência visual Ensino de língua inglesa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2806 |
Data do documento: | 27-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GLA27072017.pdf | 962,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons