Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28121
Tipo: | TCC |
Título: | ATRANSFORMAÇÃODAESTÉTICAPIXELADAEMJOGOSELETRÔNICOSDE PLATAFORMA:DALIMITAÇÃOTÉCNICAÀEXPRESSÃOESTÉTICA |
Autor(es): | SILVA, SABRINA OLIVEIRA |
Primeiro Orientador: | FALCÃO, Thiago Pereira |
Resumo: | Osprimeirosjogoseletrônicosquesetornarampopulares,nadécadade1970, possuíamelementosgráficosdebaixaqualidade,devidoàslimitaçõestécnicas impostaspelosmonitoreseprocessadoresdaépoca.Tais limitaçõesrefletiam principalmentenadefinição,dimensõesecoresdasimagensapresentadasnas telas,resultandoemfiguraspixeladas,posteriormentepopularizadascomopixelart. Aconstanteevelozevoluçãotecnológicapossibilitouaproduçãodeelementos gráficoscadavezmaisdetalhadoserealistas, desdeos tridimensionaismais rudimentarescomoo lowpolyart, atéo fotorrealismoalcançadonasúltimas geraçõesdeconsoles.Contudo,osgráficospixeladosaindaocupamboapartedo mercadomundialdejogos.Nãosomenteatravésdofenômenodosjogos“retrô” inspiradosemclássicosantigos, jogosqueutilizampixelartcomobasedeseus elementosgráficos,continuamsendolançadosacadaano,sobretudoporempresas indies.Considerandoqueatualmenteosconsolesecomputadorespessoaismais simplesnãopossuemlimitaçõesque impossibilitemaproduçãode jogoscom elementosgráficosmaisrobustos,oqueanteseraumanecessidade,passouaser umaescolhaparaosdesenvolvedores.Nestapesquisa,investigamosoprocessode transformaçãodaslimitaçõestécnicasdeumtempo,emumaestética.Discutimoso iníciodapixelartcombasenaobraRacingtheBeamdeMontforteBogost(2009), apresentamosocontextohistóricodatransformaçãodoselementosgráficosem videogameseabordamosopapel dopixel naculturadigital. Analisamose comparamos as principais diferenças apresentadas nos gráficos dos jogos eletrônicosdeplataforma2Dqueutilizampixelartentreasdécadasde1980à2010, eestabelecemosrelaçõescomatransformaçãotecnológicaecultural.Atravésdos quatroobjetosanalisados:MegaMan(Capcom,1987),Castlevania:Symphonyof theNight(Konami,1997),NoituLove2:Devolution(Konjak,2008)eCeleste(Maddy MakesGames,2018);concluímosqueasprincipaisdiferençassãorelacionadasàs dimensões,tamanhos,diversidadedecoresecomplexidadedoselementos. |
Abstract: | The firstelectronicgames thatbecamepopular, inthe1970s,had lowquality graphics,duetothetechnicalrestrictionsimposedbythemonitorsandprocessorsat thetime.Suchlimitationsreflectedmainlyinthedefinition,dimensionsandcolorsof theimagesprojectedonthescreens, leadingtopixelatedfigures,laterpopularized aspixelart.Thefastandconstanttechnologicalevolutionhasenabledtheproduction of increasinglydetailedandrealisticgraphicelements, fromthemost rudimentary three-dimensionalonessuchaslowpolyart,tothephotorealismachievedinthelast generationsofconsoles.However,pixelatedgraphicsstilloccupyalargepartofthe globalgamingmarket.Notonlythroughthephenomenonofretrogamesinspiredby oldclassics,gamesthatusepixelartasthebasisoftheirgraphicelements,continue tobereleasedeveryyear,especiallybyindiecompanies.Consideringthatcurrently thesimplestconsolesandpersonalcomputersdonothavelimitationsthatmakeit impossible toproducegameswithmorerobust graphics,what used tobea necessity,hasbecomeachoicefordevelopers.Inthisresearch,weinvestigatethe processoftransformationofthetechniquesofatime,intoanaesthetic.Wediscuss thebeginningofpixelartbasedontheworkRacingtheBeambyMontfortand Bogost (2009),wepresent thehistoricalcontextof thetransformationofgraphic elementsinvideogamesandweapproachtheroleofthepixel indigitalculture.We analyzeandcomparethemaindifferencesinthegraphicsof2Dplatformelectronic gamesthatusepixelartbetweenthe1980sand2010s,andestablishrelationswith technologicalandcultural transformation.Throughthefourobjectsanalyzed:Mega Man(Capcom,1987),Castlevania:Symphonyof theNight (Konami,1997),Noitu Love2:Devolution(Konjak,2008)andCeleste(MaddyMakesGames,2018);we concludethatthemaindifferencesarerelatedtothedimensions,sizes,diversityof colorsandcomplexityoftheelements. |
Palavras-chave: | Pixelart Estética pixelada. Elementosgráficos. Pixelart. Pixelateda esthetics. Graphicelements. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Mídias Digitais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28121 |
Data do documento: | 19-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Mídias Digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc-sabrina-oliveira (1).pdf | 13,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.