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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28121
Tipo: TCC
Título: ATRANSFORMAÇÃODAESTÉTICAPIXELADAEMJOGOSELETRÔNICOSDE PLATAFORMA:DALIMITAÇÃOTÉCNICAÀEXPRESSÃOESTÉTICA
Autor(es): SILVA, SABRINA OLIVEIRA
Primeiro Orientador: FALCÃO, Thiago Pereira
Resumo: Osprimeirosjogoseletrônicosquesetornarampopulares,nadécadade1970, possuíamelementosgráficosdebaixaqualidade,devidoàslimitaçõestécnicas impostaspelosmonitoreseprocessadoresdaépoca.Tais limitaçõesrefletiam principalmentenadefinição,dimensõesecoresdasimagensapresentadasnas telas,resultandoemfiguraspixeladas,posteriormentepopularizadascomopixelart. Aconstanteevelozevoluçãotecnológicapossibilitouaproduçãodeelementos gráficoscadavezmaisdetalhadoserealistas, desdeos tridimensionaismais rudimentarescomoo lowpolyart, atéo fotorrealismoalcançadonasúltimas geraçõesdeconsoles.Contudo,osgráficospixeladosaindaocupamboapartedo mercadomundialdejogos.Nãosomenteatravésdofenômenodosjogos“retrô” inspiradosemclássicosantigos, jogosqueutilizampixelartcomobasedeseus elementosgráficos,continuamsendolançadosacadaano,sobretudoporempresas indies.Considerandoqueatualmenteosconsolesecomputadorespessoaismais simplesnãopossuemlimitaçõesque impossibilitemaproduçãode jogoscom elementosgráficosmaisrobustos,oqueanteseraumanecessidade,passouaser umaescolhaparaosdesenvolvedores.Nestapesquisa,investigamosoprocessode transformaçãodaslimitaçõestécnicasdeumtempo,emumaestética.Discutimoso iníciodapixelartcombasenaobraRacingtheBeamdeMontforteBogost(2009), apresentamosocontextohistóricodatransformaçãodoselementosgráficosem videogameseabordamosopapel dopixel naculturadigital. Analisamose comparamos as principais diferenças apresentadas nos gráficos dos jogos eletrônicosdeplataforma2Dqueutilizampixelartentreasdécadasde1980à2010, eestabelecemosrelaçõescomatransformaçãotecnológicaecultural.Atravésdos quatroobjetosanalisados:MegaMan(Capcom,1987),Castlevania:Symphonyof theNight(Konami,1997),NoituLove2:Devolution(Konjak,2008)eCeleste(Maddy MakesGames,2018);concluímosqueasprincipaisdiferençassãorelacionadasàs dimensões,tamanhos,diversidadedecoresecomplexidadedoselementos.
Abstract: The firstelectronicgames thatbecamepopular, inthe1970s,had lowquality graphics,duetothetechnicalrestrictionsimposedbythemonitorsandprocessorsat thetime.Suchlimitationsreflectedmainlyinthedefinition,dimensionsandcolorsof theimagesprojectedonthescreens, leadingtopixelatedfigures,laterpopularized aspixelart.Thefastandconstanttechnologicalevolutionhasenabledtheproduction of increasinglydetailedandrealisticgraphicelements, fromthemost rudimentary three-dimensionalonessuchaslowpolyart,tothephotorealismachievedinthelast generationsofconsoles.However,pixelatedgraphicsstilloccupyalargepartofthe globalgamingmarket.Notonlythroughthephenomenonofretrogamesinspiredby oldclassics,gamesthatusepixelartasthebasisoftheirgraphicelements,continue tobereleasedeveryyear,especiallybyindiecompanies.Consideringthatcurrently thesimplestconsolesandpersonalcomputersdonothavelimitationsthatmakeit impossible toproducegameswithmorerobust graphics,what used tobea necessity,hasbecomeachoicefordevelopers.Inthisresearch,weinvestigatethe processoftransformationofthetechniquesofatime,intoanaesthetic.Wediscuss thebeginningofpixelartbasedontheworkRacingtheBeambyMontfortand Bogost (2009),wepresent thehistoricalcontextof thetransformationofgraphic elementsinvideogamesandweapproachtheroleofthepixel indigitalculture.We analyzeandcomparethemaindifferencesinthegraphicsof2Dplatformelectronic gamesthatusepixelartbetweenthe1980sand2010s,andestablishrelationswith technologicalandcultural transformation.Throughthefourobjectsanalyzed:Mega Man(Capcom,1987),Castlevania:Symphonyof theNight (Konami,1997),Noitu Love2:Devolution(Konjak,2008)andCeleste(MaddyMakesGames,2018);we concludethatthemaindifferencesarerelatedtothedimensions,sizes,diversityof colorsandcomplexityoftheelements.
Palavras-chave: Pixelart
Estética pixelada.
Elementosgráficos.
Pixelart.
Pixelateda esthetics.
Graphicelements.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mídias Digitais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28121
Data do documento: 19-Jun-2023
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